Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A comunidade que precisar denunciar crimes de poluição sonora,  lançamento de resíduos sólidos,  crimes contra a flora, contra fauna, podem fazê-lo através do  celular 8453-6068. O cidadão será atendido por uma equipe da Gerência Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP).

O telefone móvel  fica à disposição da equipe de plantão. Está sob a responsabilidade da GMP o recebimento de denúncias relacionadas a crimes ambientais como terraplanagem e aterramento sem autorização, desmatamento e corte de árvores, queimadas, combate a pesca predatória, dentre outros.

A população pode colaborar com o trabalho da Guarda Ambiental, denunciando quando avistar animal silvestre desorientado em área urbana ou mesmo em seu habitat natural, principalmente, se o espécime estiver ferido ou doente. Nesses casos, a GMP faz o resgate e conduz os animais ao órgão competente para sua reabilitação.

Outro crime que a  população pode ajudar a coibir é o descarte irregular de entulho. Também é crime ambiental o  lançamento de entulhos em áreas verdes, lançamento de resíduos sólidos em área de proteção ambiental e em áreas urbanas.