Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mesmo debaixo de chuva, cerca de 300 pessoas, segundo os organizadores, participaram no final da tarde desta segunda, 17, em Gurupi, de uma manifestação pacífica pela construção do Hospital  Regional de Gurupi. Os manifestantes, liderados por representantes de 14 entidades gurupienses, percorreram toda a Avenida  Goiás, desde o Sambódromo, na região sul da cidade, à praça da Igreja Santo Antônio, no extremo norte.  

Por onde passava, a manifestação recebia o apoio da população, dos trabalhadores do comércio e dos empresários. A manifestação considerada apartidária foi organizada pelo DCE Unirg/C.A Medicina/C.A Fisioterapia/C.A Enfermagem/Associação Comercial e Industrial de Gurupi/Sindicato dos Médicos de Gurupi/APAE-Gurupi/Associação dos Cabos e Soldados de Gurupi/APPUG-SSIND/União das Associações de Moradores de Gurupi/Sindicato de Enfermagem do Tocantins/Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins/Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins e Câmara Municipal de Gurupi. 

O objetivo era chamar a atenção do governo para dar início às obras do Hospital Regional de Gurupi, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 30 de setembro do ano passado e até hoje não saiu do papel. O Hospital Regional de Gurupi será construído com emendas da senadora Kátia Abreu, sendo que R$ 25 milhões (OGU/2011) e R$ 16 milhões (OGU/2012) já estão no caixa do governo.

 A demora na construção prejudica uma população de cerca de 240 mil pessoas que moram nos municípios do sul do Estado.O Hospital Regional de Gurupi terá capacidade para atender todos os municípios do sul do Tocantins (microrregiões Sul e Rio Formoso), totalizando 27 municípios e uma população de 240 mil habitantes.

Ele terá, ainda,  200 leitos de internação, 40 leitos de UTI – sendo 10 leitos de UTI Pediátrico e 30 leitos adultos, centro cirúrgico com sete salas, pronto socorro ampliado, e ambulatório com “hospital dia” para realização de pequenos procedimentos que necessitam de curtos períodos de internação.

O contrato para a construção da primeira etapa do Hospital Geral de Gurupi foi assinado no dia 12 de setembro de 2013 entre o Governo do Estado e a Construtora Centro Norte Ltda (Coceno). O Hospital será construído em três  etapas em uma área de 97.803,47m² próximo ao Campus I do Centro Universitário Unirg.