Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 18, a abertura oficial da 5ª Semana Estadual da Água. Com o tema “Água é Energia: responsabilidade socioambiental”, o evento que é uma realização da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e Foz|Saneatins conta com uma vasta programação contendo atividades culturais, educativas e recreativas nos municípios de Araguaína, Araguatins, Gurupi, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Taguatinga. Toda a programação tem o intuito de sensibilizar a sociedade para a sustentabilidade dos recursos hídricos do Tocantins.

O evento que celebra o dia mundial da água comemorado no dia 22 de março também realiza seminário onde serão ministrados temas como “Água e Energia: Responsabilidade Socioambiental – tema do evento, “Bacia Hidrográfica como ecossistema de seus múltiplos internos”, “Doenças de veiculação hídricas” “Água e sustentabilidade”, “Sistema de Informação para a gestão dos recursos hídricos no estado do Tocantins” dentre outros.

O presidente da ATS, Edmundo Galdino, considera que a semana da água tem sido um espaço importante para as discussões em torno da água. Ao avaliar que o governo do Tocantins tem dado passos largos nesse sentido, o presidente da ATS considera que juntos governos, instituições de ensino e organizações não-governamentais ligadas ao tema devam tratar com mais veemência a questão do saneamento, abastecimento e reuso da água.

“Embora a água disponível no território brasileiro ainda seja suficiente para atender as demandas do país, é chegado o momento de começarmos a pensar na utilização de sistemas como o de  aproveitamento de águas pluviais, seja para o consumo humano como para o uso geral”, observou.

O diretor de Expansão, Meio Ambiente e Fiscalização da ATS, Péricles Andrade, que ministra nesta terça-feira, 18, das 15h45min às 16h15min  palestra  com o tema “Água e Sustentabilidade”.

Conscientização

A geógrafa Maria Gorete Cordeiro, responsável pelo setor de Gestão de Bacias Hidrográficas da Semades, a Semana da Água visa sensibilizar a sociedade para a sustentabilidade dos recursos hídricos. “Queremos conscientizar a comunidade sobre a importância do uso racional da água. Mais do que quantidade, temos que nos importar com a qualidade. Já estamos começando a sentir efeitos como racionamento de água, mesmo no Tocantins, com tanta água em abundância. Se a gente não cuidar, vai faltar”, alerta.

Parceiros

A Semana da Água é uma realização da Semades, ATS e Foz/Saneatins, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Universidade do Tocantins (Unitins), Prefeitura de Palmas, Rede Celtins, Invescto, Sesc/TO e Associação de Conservação do Meio Ambiente e Produção Integrada de Alimentos da Amazônia (Gaia).