Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Notas de Pesar

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Faleceu nesta quinta-feira, 22, o ex-deputado federal Edmundo Galdino da Silva (62 anos), vítima de uma parada cardíaca. Ele estava internado no Hospital Dom Orione em Araguaína há dez dias devido a problemas renais e lutava contra um câncer. 

Bastante atuante na política, em 1982 Galdino foi eleito vereador em Araguaína e também deputado estadual por Goiás antes da divisão do Estado com a criação do Tocantins na parte norte. Entre 1988 e 1994, atuou como deputado federal pelo recém criado Estado do Tocantins, retornando à Câmara dos Deputados em 2002. 

Atuante nas questões agrárias, Galdino foi diretor do Incra no Tocantins e, durante o último governo de José Wilson Siqueira Campos, assumiu a presidência da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). 

Edmundo nasceu na cidade de Filadélfia e mudou-se para Araguaína aos 2 anos de idade. 

Por meio de nota, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar lamentou a passagem do político. "Perdemos um dos grandes nomes da política e da administração pública de nosso Estado (...) A todos os familiares e amigos, nossas orações para que possam receber o conforto de Deus neste dia triste", disse. 

Quem também lamentou a morte de Galdino foi o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues: "Nossos sentimentos neste momento de dor e que Deus possa confortar e dar forças a todos os familiares e amigos".

O governador Mauro Carlesse (PSL) também se pronunciou: "Com pesar, recebi a notícia do falecimento do ex-deputado Edmundo Galdino". Segundo Carlesse Edmundo Galdino construiu uma sólida carreira política, sempre lutando pelo fortalecimento do Estado e melhores condições de vida dos tocantinenses. "Neste momento de tristeza, rogamos ao nosso eterno e bondoso Deus que console os corações enlutados de seus familiares, amigos e de todos os cidadãos araguainenses que, sem dúvida, sentem a partida de Edmundo Galdino. A todos, os meus sentimentos", afirmou o governador.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), disse que Edmundo Galdino foi amigo de longa data da sua família com o senador João Ribeiro (in memoriam), "e sempre esteve presente nos momentos críticos em que vivi. Era uma daquelas pessoas que não precisavam ser chamadas quando dele precisávamos. Lembro com ternura das histórias que ele e João Ribeiro contavam quando ainda era deputado estadual por Goiás. Foram amigos por toda uma vida". 

Segundo Cinthia, a história de Edmundo Galdino se confunde com a história do Tocantins, "pois foi um líder político nato que inspirou uma geração e que nos fará muita falta. A saudade será eterna, mas espero que a sua caminhada como comandante partidário continue sendo referência para a nossa própria trajetória", disse. (Atualizada às 18 horas)