Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Tocantins) dentro da primeira edição 2014 do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) oferece 270 vagas para cursos técnicos. As inscrições podem ser realizadas no site do sistema e vão até a próxima sexta-feira (21).

As vagas são voltadas para quem já concluiu o ensino médio em escolas da rede pública ou, se em instituições privadas, na condição de bolsista integral. Esta é uma oportunidade para pessoas que desejam fazer um curso por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os interessados também precisam ter se submetido à edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2013 e ter obtido nota acima de zero na prova de redação.

Os cursos, de duração de 800 a 1,4 mil horas/aula (até dois anos), oferecem conhecimentos teóricos e práticos em diversos setores produtivos e preparam para a entrada no mercado de trabalho. O Sistema oferece 291.338 vagas e 26 mil são do Senai nas 27 unidades da federação.  Os resultados da primeira chamada estão previstos para 25 de março, e a segunda chamada para 1º de abril. As aulas iniciarão no período de 14 de abril a 12 de maio.

Sisutec

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). (Fieto)