Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Palmas através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semdu) orienta moradores sobre o descarte de resíduos e entulhos em Palmas. O município conta com um aterro sanitário preparado para receber tais dejetos. Já as galhadas, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) conta com o Disk Galhada, 2111-0630. 

Mesmo não sendo uma obrigação do poder público municipal, a Seisp recolhe as galhadas e encaminha à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) que utiliza esses materiais em seu centro de compostagem.

Em relação ao depósito de entulhos em áreas não licenciadas pelo município, a prefeitura reforça que de acordo com o Art. 9 do Código de Posturas nº 371/92, é dever da população cooperar com a Prefeitura na conservação e limpeza da cidade.   

Quanto ao descarte de restos de materiais de construção civil, o município dispõe de uma área licenciada para receber esses resíduos com a finalidade de recuperar a área ambientalmente degradada. O local fica entre os loteamentos Sonho Novo e Sonho Meu, Região Norte da cidade.

De acordo com a Semdu, mais quatro áreas estão em processo de licenciamento na pasta. Todas destinadas à recuperação ambiental o que pode ser feita com resíduos da construção civil (RCC). 

A Secretaria reforça ainda que, a área do Córrego Machado trata-se de uma Unidade de Conservação, não podendo de forma alguma, sofrer qualquer tipo de intervenção, inclusive descarte de entulho, sem o parecer da Diretoria de Meio Ambiente.

No Jardim Aureny II, a área próxima ao córrego que estava sendo utilizada como depósito de entulhos já foi limpa pela Seisp. Uma placa foi instalada no local alertando aos moradores que o mesmo não é destinado como depósito de entulhos. (Secom Palmas)