Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

  Foto: Arquivo Semarh

Os projetos Praia Consciente e Praia Acessível superaram as metas de praias e municípios visitados, além do alcance de público na edição 2023. Na fase de encerramento da temporada, o balanço apresentado na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) nesta terça-feira, 1º, contabiliza 22 praias visitadas, em 16 municípios. Considerando a média mínima de uma mil pessoas por praia, os cálculos já indicam que cerca de 22 mil pessoas foram alcançadas. 

Neste ano, as metas alcançadas quase dobraram, se comparadas a edição anterior, quando foram visitadas 12 praias, em sete municípios e alcançada a média mínima estimada de 12 mil frequentadores. No último fim de semana, sábado (29) e domingo (30), as equipes desses projetos percorreram mais seis praias, em cinco municípios; entre elas, as praias de Porto Real (Porto Nacional), da Tartaruga (Peixe), de Santa e Ilha de Caras (Tocantinópolis), da Ilha Grande (Araguanã) e do Coco (Babaçulândia).

O secretário da Semarh, Marcelo Lelis, disse que a superação de metas e ampliação dos projetos nesta temporada são resultado da dedicação das equipes da diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade nas ações conjuntas com os parceiros, além da colaboração dos servidores de vários setores do órgão.

Marcelo Lelis ressaltou que, “a educação ambiental para incentivo à manutenção da limpeza das praias no Tocantins, promovidas pelo governador Wanderlei Barbosa, através do projeto coordenado pela secretária Executiva Karynne Sotero, mostra o compromisso do Estado; bem como em relação ao projeto de acessibilidade, que recebeu reforço de cadeiras anfíbias, com apoio da deputada Estadual Cláudia Lelis e parceiros que visam a iniciativa em todas as praias tocantinenses”.

A secretária Executiva, Karynne Sotero, reiterou que a expectativa era superar a meta alcançada no ano passado. “Estamos encerrando as atividades nesta temporada e a abrangência dos projetos quase dobrou, comparada a 2022. É importante cumprimentar todos os envolvidos pelo desempenho. Esse é um trabalho contínuo, que deve se expandir, mas os resultados no meio ambiente e a presença dos cadeirantes nas praias, dependem do comprometimento de todos os públicos que frequentam e compartilham esses espaços”, destacou Karynne Sotero.

A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, reiterou que, “a adoção do descarte adequado de resíduos se reflete no meio ambiente a cada temporada. Neste ano ampliamos o alcance da orientação e a frota de cadeiras anfíbias. A divulgação e o incentivo ao uso das cadeiras anfíbias pelos cadeirantes é o que aproxima esse público do lazer sustentável e mostra que a praia é acessível”, afirmou Erliette Gadotti.

 Foto: Arquivo Semarh

Ação Conjunta

O Governo do Estado promove os projetos Praia Consciente e Praia Acessível, por intermédio da ação conjunta da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins e apoio da Defesa Civil do Tocantins, da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins - Marinha do Brasil, 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, além das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo, Cultura, Educação, Cidadania e Justiça, Juventude, Esportes e Instituto Natureza do Tocantins.

Atividades

Com esses projetos, o Tocantins busca promover a integração entre poder público, instituições privadas, comunidade local e demais usuários das praias; a conscientização ambiental para proteção das águas; propor o aproveitamento dos recursos naturais com consciência e sustentabilidade; e promover a acessibilidade aos cadeirantes. São oferecidas orientações, distribuídos recipientes para acondicionar os resíduos e disponibilizadas cadeiras anfíbias.

Praia consciente

A proposta do Praia Consciente é realizar ações de educação ambiental, junto à comunidade local e usuários (comerciantes, barqueiros, ambulantes, frequentadores e turistas) da praia, para promover o envolvimento de todos na conservação do meio ambiente, principalmente através do cuidado com a manutenção das praias limpas, para evitar a contaminação do solo (areia da praia) e da água (dos rios) causados pelo descarte inadequado de resíduos produzidos. 

Praia Acessível

Com o Praia Acessível são disponibilizadas cadeiras anfíbias que promovem a acessibilidade aos cadeirantes desde a faixa de areia até a água. Neste ano, a frota foi ampliada, passando a dispor de três unidades permanentes em praias da Capital, além do exemplar itinerante que percorreu outros pontos com as equipes. A meta do projeto é dispor de unidades em cada praia do Estado.