Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Dois grupos do Partido dos Trabalhadores estão coletando assinaturas para defender a indicação de nomes da legenda para uma possível indicação ao Senado Federal. O vice-prefeito de Buriti, Rogério Santos informou ao Conexão Tocantins que já tem mais de 10% de assinaturas do número de filados do partido no Tocantins em defesa do nome do petista histórico, Milne Freitas e do presidente regional do partido, Julio César Brasil para a vaga. O grupo está coletando assinaturas em todas as regiões do Estado e já definiram inclusive os nomes dos possíveis suplentes para o cargo: Cleber Mota e Gilmar Castro.

Por outro lado o grupo ligado ao ex-prefeito de Palmas, Raul Filho também diz ter em torno de 500 assinaturas defendendo o nome do petista para o Senado. Um dos mobilizadores, Marcilon Martins disse ao Conexão Tocantins que a lista deve ser protocolada nos próximos dias.

A disputa interna é entre o grupo mais ligado ás raízes do PT e que participa ativamente das atividades do partido e que tenta evitar que Raul saia com maioria da preferência. O ex-prefeito está afastado das atividades do partido e não tem participado de eventos nem das caravanas que o partido fez nos municípios mas esteve recentemente em Brasília com o presidente nacional da legenda, Rui Falcão onde externou sua intenção de disputar o governo.

Exigência regimental

O Estatuto do partido prevê que obrigatoriamente  para indicação  de candidatos a senadores ou senadores é preciso assinaturas de  10% do numero de pessoas que votaram no Processo de Eleição Direta 2013. O prazo  da entrega das assinaturas se encerrou em 23 de março mas a direção nacional prorrogou ate 04 de abril.

Para as indicações de deputados estaduais e federais são necessárias as assinaturas de 1% dos filiados, 1/3 dos membros do diretório ou 5% das direções organizadas no Estado.