Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Pró-Município é voltado à melhoria da malha viária em vias urbanas do Tocantins

O Pró-Município é voltado à melhoria da malha viária em vias urbanas do Tocantins Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O Pró-Município é voltado à melhoria da malha viária em vias urbanas do Tocantins O Pró-Município é voltado à melhoria da malha viária em vias urbanas do Tocantins

O programa Pró-Município é voltado à melhoria da malha viária em vias urbanas de todo o Tocantins e vai reconstruir este ano cerca de cinco milhões de metros quadrados de asfaltos em ruas e avenidas dos 139 municípios. Os investimentos giram em torno de R$ 78 milhões.

 Prefeitos de todo o Estado estão convidados para firmar o termo de adesão ao Programa, em evento que será realizado na próxima sexta-feira, 28, a partir das 10h da manhã, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

 De acordo com a Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans), as vias que receberão as obras de reconstrução do pavimento estão sendo apresentadas pelos prefeitos, por meio de um relatório ou projeto técnico.

 O presidente da Agetrans, Kaká Nogueira, explicou que os tramites burocráticos estão em andamento, o próximo passo é firmar a adesão das prefeituras. “Ao todo serão 25 frentes de serviços, que atuarão de forma simultânea. O cronograma de ações do Pró-Município está sendo distribuído de acordo com a quantidade populacional”, destacou.

 Prefeitos

 No último dia 20, os prefeitos da região do Bico do Papagaio estiveram na sede da Agetrans para conhecer o programa e, em seguida, foram recebidos pelo Governador Siqueira Campos no Palácio Araguaia. Na ocasião, Siqueira destacou a importância dos investimentos feitos na infraestrutura viária, principalmente no extremo-norte do Tocantins. “As estruturas de poder mais importantes não estão nem no governo federal, nem no governo do Estado. Estão nos governos municipais, que são os mais próximos do povo. Vocês sabem o interesse que o governo tem em fazer os municípios evoluírem e se desenvolverem”, frisou o Governador.

 Ainda durante a visita, o presidente da Associação dos Municípios do Bico do Papagaio, Auri-Wulange – prefeito de Axixá – considerou que as obras estabelecidas pelo governo do Estado na região têm contribuído de forma contundente para melhoria na qualidade de vida da população. “Nós [prefeitos] viemos a Palmas para uma conversa com o presidente da Agetrans, para conhecer o Pró-Município. Este é um programa que acreditamos que irá melhorar a mobilidade urbana nas nossas cidades e dar mais qualidade de vida para os nossos munícipes”, celebrou.

 Sobre o programa

 O Pró-Município é parte de um grande pacote de investimentos que gira em torno de R$ 430 milhões, lançado em outubro de 2013, e que contempla várias áreas da administração pública, como infraestrutura, agricultura, saúde e educação. O programa prevê realização de obras, além de implementação de políticas públicas voltadas ao atendimento dos cidadãos nos municípios. Com a ação do governo do Estado, serão atendidos os 139 municípios do Tocantins. (ATN)