Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os produtores rurais do Projeto de Irrigação Manuel Alves, localizado no município de Porto Alegre do Tocantins terão a oportunidade de realizar a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos na sede administrativa do projeto, nesta quarta-feira, 02 de abril, no horário entre às 8:30 e 16:30. Esta ação está sendo promovida pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec em parceria com a Associação de Revendedores de Insumos Agrícolas de Porto Nacional – Areias e a Fahma – Planejamento e Engenharia, empresa de assistência técnica do projeto.

A coordenadora de Inspeção Vegetal da Adapec, Ingergleice Machado de Oliveira Abreu explicou que o recolhimento itinerante é uma modalidade temporária de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos que está sendo promovida pela Adapec e parceiros, com o objetivo de facilitar o acesso dos pequenos produtores rurais à devolução. “Esta ação é de fundamental importância para a retirada do passivo ambiental do campo, atendendo as orientações proposta pelo “Campo Limpo,” na realização de um processo de educação sanitária junto aos agricultores do projeto,” destacou Ingergleice.

Os produtores rurais do projeto estão recebendo com antecedência, todas as orientações para fazerem corretamente a devolução das embalagens vazias. Vale ressaltar que só serão recebidas embalagens vazias de produtos agrotóxicos, e que, não contenha nenhum resto do produto nestas embalagens. Para esta etapa de coleta itinerante, a Adapec não exigirá a obrigatoriedade da apresentação da nota fiscal do produto. Os agricultores receberão comprovantes de devoluções das embalagens, que em seguida serão transportadas com segurança para a central de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Silvanópolis.

O Projeto de Irrigação Manuel Alves possui uma área de três mil hectares irrigadas e conta atualmente, com cerca de 136 produtores, que produzem manga, maracujá, melancia, goiaba e banana. Este é o segundo recebimento itinerante realizado no Tocantins, sendo que o primeiro ocorreu em maio do ano passado, no Projeto São João, em Porto Nacional.

A Adapec está elaborando um calendário de coletas itinerantes de embalagens vazias de agrotóxicos para este ano, sendo que neste primeiro semestre, serão realizadas mais duas etapas de recolhimento.