Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Desde a última segunda-feira, 31, em visitas pela região do Bico do Papagaio, o senador Ataídes Oliveira (PROS) afirma que tem se surpreendido com o grande potencial econômico dos municípios visitados. Mas, ao mesmo tempo, se diz triste com o abandono do poder público estadual. “É triste ver tanto potencial sendo desperdiçado. O Governo do Estado não dá o devido valor que esta região merece, falta tudo” disse o senador.

De acordo com Ataídes, é preciso agir com urgência para que todo esse potencial seja aproveitado e assim possa gerar renda e desenvolvimento econômico para a região. O senador pontuou o que pode ser feito em cada uma das cidades visitadas.

Araguatins

Ataides ressaltou o potencial de Araguatins: “uma cidade com potencial enorme para o turismo ecológico e de negócios, uma vez que tem um aeroporto bem estruturado e que comporta aviões de grande porte. Mas para que esse potencial seja aproveitado é necessário um centro de convenções. Conversando com o prefeito Lindomar, ele nos mostrou uma construção que já está em andamento de um centro cultural. Ele concordou com a ideia de ampliar esse centro e transformá-lo em um cento de convenções, para assim trazer empresários, industriais, e outros segmentos econômicos para fazer suas convenções aqui. É preciso pensar grande e essa região tem todas as condições de ser apresentada ao Brasil e ao mundo”, disse.

Esperantina

Sobre Esperantina o senador disse que teve uma ótima conversa com o prefeito Bina. “Ele nos mostrou o encontro dos Rios Araguaia e Tocantins, onde podemos fazer uma bela revitalização, com calçadão, praça, bares e restaurantes. Tudo isso para acolher os turistas e poder divulgar as belezas desse lugar. Outro bom potencial de Esperantina é a bacia leiteira, que precisa ser fortalecida com a montagem de laticínios para beneficamente do leite. A produção de frutas típicas da região, como o cupuaçu, por exemplo, também é uma via de crescimento da economia local. Esse potencial precisa de incentivo para render lucro para a região”. 

Praia Norte

Já quanto à cidade de Praia Norte, Ataídes disse que o porto do município será a grande redenção. “Ele será de fundamental importância para alavancar a economia da região. Por meio dele o Tocantins se ligará ao Brasil e ao mundo e isso já está encaminhado para acontecer, pois a presidenta Dilma já autorizou a derrocagem do Pedral do Lourenço e o de Tocantinópolis. Agora em abril vou falar com o governador do Amazonas para conseguir com ele o entreposto da Zona Franca de Manaus, de forma que os impostos fiquem com Manaus, mas Praia Norte ganhe os empregos que serão gerados”.

Projeto Sampaio

Ataides conheceu o Projeto Sampaio. “O prefeito Luiz nos apresentou todo o Projeto Sampaio. Fiquei estarrecido em ver mais de duzentos e cinquenta milhões de reais em dinheiro público investidos e mal aproveitados dessa forma. O objetivo era fomentar e fortalecer a agricultura familiar, assentando mais de 600 famílias. No entanto, esse projeto maravilhoso, que já está concluído, hoje está coberto por mato e serve de criadouro do mosquito da dengue em seus canais de drenagem. O prefeito gasta anualmente boa parte do seu orçamento para combater esse mosquito. Em resumo, o projeto está pronto, basta fazer funcionar e nós não vamos medir esforços para que isso aconteça o quanto antes”.

O senador Ataídes concluiu lembrando a importância de promover a infraestrutura da região para poder crias as condições de desenvolvimento econômico: “Conversei com prefeitos e vereadores para ouvir suas necessidades. Precisamos dar infraestrutura, construir aeroportos em todas essas cidades estratégias, fazer centros de convenções, estimular a produção local. Tudo isso não é sonho, é possível de ser feito, basta ter vontade política e isso nós temos” concluiu Ataídes.

Nesta quarta-feira (2), o senador Ataídes cumpre agenda em São Miguel, Itaguatins e Sítio Novo, onde mantêm as visitas institucionais aos prefeitos e vereadores.