Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação Tenista Alef José Moura Guimarães Tenista Alef José Moura Guimarães

O palmense Alef José Moura Guimarães, após aperfeiçoar suas capacidades acadêmicas e esportivas dentro do Programa Kirmayr Prep School, situado no Centro de Treinamento Kirmayr, em Serra Negra (SP), segue alçando voos altos durante sua permanência na cidade de Bourbannais, Illinois, perto de Chicago, nos Estados Unidos.

Alef, que cursa o 2º ano de administração na Universidade Olivet Nazarene, com uma bolsa de 65% conquistada através do Programa Kirmayr Prep School, ainda não perdeu nenhum jogo de simples e nem de duplas na Conferência Regional do Campeonato Universitário Americano de Tênis, que classifica o campeão para a disputa do Campeonato Nacional Universitário de Tênis.

“Cada confronto com cada universidade da região tem seis jogos de simples e três de duplas, ainda não perdi e a equipe como um todo também não perdeu nenhuma partida. Seguimos na busca para o título e para conquistarmos a vaga para o Campeonato Nacional, para o qual nos classificamos nos quatro últimos anos”, diz Alef.

A vida do jovem de 20 anos é dura na universidade. Ele acorda às 5h30, treina de 6h até 7h30 depois vai às aulas e realiza treinamentos dentro de quadra na parte da tarde ou à noite dependendo do dia. Os duelos do Campeonato ocorrem mais aos finais de semana e toda este rotina não foi surpresa para o jovem tenista, pois dentro de sua preparação em Serra Negra, as rotinas acadêmicas e tenísticas, eram semelhantes.

“Aqui te cobram muito a parte acadêmica, se você não vai bem nas notas, fica inelegível para jogar. Demorei um pouco para acostumar com a rotina, mas tudo o que estou vivendo aqui dou graças ao programa Kirmayr Prep School que me ajudou nesta adaptação".

 Alef pretende estender seus estudos e também ampliar sua capacidade tenística por meio desta grande experiência de vida pela qual está passando: “ Após finalizar meu curso regular, farei um mestrado e já a partir deste meio de ano entrarei para  um Curso de Técnico de Tênis para o qual fui convidado pelo meu técnico na universidade. Em 2014 nem terei tempo de visitar o Brasil e meus familiares, mas todos me apoiam e sabem que será uma ótima oportunidade para mim, pois também tenho o desejo de me tornar Técnico Assistente aqui na Olivet.”

O tocantinense conta com carinho do ano que viveu no Centro de Treinamento Kirmayr e como descobriu o centro. Ele viajava para estudos na Nova Zelândia quando descobriu que o filho da família na casa onde estava hospedado estudava e jogava tênis em uma universidade americana: “Já gostava de tênis e jogava apenas para ajudar no meu crescimento. Quando tive contato com essa família, me interessei em poder me formar fora do Brasil e fazer o esporte que gostava. Contatei minha família que encontrou o Programa Kirmayr Prep School. Fiquei uma semana em Serra Negra para conhecer e me encantei com a estrutura e a atenção que te dão lá, com a presença constante do Carlos Kirmayr e com o histórico de sucesso de que todos que passam por lá  conseguem bolsas para as universidades americanas”.

“No Kirmayr você vive o tênis no dia a dia e estuda constantemente, lá não tem nada que possa te distrair no mundo externo. A rotina começa cedo e tudo que você viverá aqui nos EUA, você vive em Serra Negra. Lá é como aqui, você divide o quarto com outras pessoas que você nunca viu e tem um grande embasamento acadêmico com aulas do ensino regular (fundamental e médio) e aulas de inglês. Se não fosse este programa eu não estaria aqui. O Kirmayr e toda a Equipe do CTKirmayr me deram a chance de realizar o sonho!

O programa especial de treinamento esportivo-acadêmico denominado Kirmayr Prep School, onde meninos e meninas de todo o Brasil, moram, estudam e treinam em período integral, permite que os mesmos possam alcançar o profissionalismo ou ainda ter acesso à bolsas de estudo nas melhores universidades americanas. Para alcançar estes objetivos, o CTKirmayr conta com equipe interdisciplinar altamente especializada composta por técnicos de tênis , fisioterapeuta, preparador físico, especialista em pilates para tenistas, nutricionista, psicólogo e convênio com o Colégio Reino do Sistema Anglo de Ensino (Grupo Abril), oferecendo o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, além de Curso Especial de Inglês, voltado para conversação e para os exames SAT e TOEFL. Além das ações acima, o CTKirmayr realiza torneios, palestras, cursos e ainda as famosas Clínicas de Tênis Kirmayr, conhecidas no Brasil e no Exterior.