Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Enquanto os servidores da educação estadual estão em greve no Estado em busca de melhorias. Alunos da Escola Estadual Manuel Alves Grande, localizada em Campos Lindos, município tocantinense distante a 491 km da capital, fazem protestos, entregam panfletos e buscam melhorias na estrutura da escola e troca de diretor.

Juliléia Araújo é tia de algumas alunas que estudam na escola, a mesma disse ao Conexão Tocantins nesta segunda-feira, 07, que os alunos sofrem com a estrutura precária e que inclusive uma caixa d’água estaria sendo motivo de preocupação. “Na escola tem uma caixa d´água correndo risco de cair a qualquer momento, falta estrutura, falta professores, os alunos já passaram vários dias sem professores”, afirmou.

“Todos os dias eles saem nas ruas entregam panfletos, pedindo melhorias na escola, saem com cartazes. A cidade é muito esquecida, acho que aqui é o fim, a estrutura é bem precária. Eles fizeram uma barraca de lona na praça e estão acampados lá reivindicando melhorias, já fizeram música, cantaram gritaram, mas ninguém fala nada, não dão respostas não se preocupam com nada”, disse.

Inês Cristina Araujo Santana, estuda o 3 ° ano do ensino médio na escola e afirmou ao Conexão Tocantins que a mesma está com estrutura comprometida, precisando urgentemente de uma reforma. “A nossa escola está há muito tempo precisando de reforma, quando chove pinga muito dentro das salas, a caixa d’ água está correndo risco de cair em cima da aula a qualquer momento. Pedimos também a troca da diretora, pois os alunos não gostam dela, ela não aceita nada que agente fala, ou que os alunos propõe. Já até enviamos documentos para a Seduc para reclamar que diminuíram as aulas de peso.”, afirmou.

“Apoiamos a greve dos professores, inclusive estamos reivindicando melhorias juntos, mas queremos que acabe logo, estamos sendo prejudicados, estamos com uma cabana que fizemos com os professores na praça, para que a comunidade possa ver que estamos a favor da greve. Tudo que eles reivindicam estamos apoiando, mas nos principalmente do terceiro ano queremos prestar vestibular esse ano e estamos sendo prejudicados, no terceiro ano quanto mais aulas melhor”, afirmou.

Sintet

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet), José Roque, afirmou ao Conexão Tocantins que a luta dos alunos da escola, é a mesma que o sindicato reivindica. “A nossa luta é justamente pela melhoria na qualidade da educação, essa é nossa luta. Estamos defendendo que as escolas recebam seus repasses para manutenção elétrica, sanitária, melhoria na qualidade da merenda e que os professores tenham o mínimo para as condições necessárias de trabalho. E agradecemos o apoio dos alunos e da comunidade, estamos recebendo muitos”, disse ele.

Seduc

A Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc) informou ao Conexão Tocantins já na tarde desta terça-feira, 08, que neste ano de 2014, a secretaria já repassou a Escola Estadual Manuel Alves Grande a quantia de  R$ 24, 4 mil reais para a gestão escolar, recursos estes, referentes  aos repasses de fevereiro e março de 2014.

Ainda segundo a secretaria, a unidade escolar receberá repasse extra de acordo com o solicitado pela Diretoria Regional de Gestão e Formação, para melhorias na estrutura.

(Matéria atualizada às 15: 01)