Iniciou nesta última segunda-feira, 7, na sede do Parque Estadual do Lajeado – PEL, o Curso de Formação de Líder de Brigada. Voltado para as equipes de combate a incêndios florestais no Estado do Tocantins, o treinamento terá duração de 40 horas e será realizado entre os dias 07 e 11 de abril, tendo o PEL como locação para as atividades com o apoio e participação de servidores do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins.
Ao realizar a abertura do curso, o coordenador de Proteção a Biodiversidade do Naturatins, João Leal Neto, falou da importância deste tipo de capacitação para um melhor desempenho dos trabalhos realizados em campo pelas brigadas de incêndios durante o período de seca. O coordenador ainda destacou a experiência norte- americana em combate a incêndios florestais. “Temos que aproveitar essa oportunidade para aprendermos técnicas novas e trocarmos experiências buscando sempre melhorias na forma como trabalhamos”, disse.
Os especialistas fazem parte do Serviço Florestal Americano – USFS (United State Forest Service) e realizam treinamento e capacitações de brigadas há aproximadamente cinco anos no estado do Mato Grosso em parceria com a ONG Aliança da Terra. Entre eles está a brigadista norte- americana Jayleen Vera, que já esteve no Tocantins durante o Workshop de Manejo Integrado do Fogo em novembro de 2013, como palestrante.
Jayleen revelou durante a abertura que todos estão em processo de formação, em busca constante pelo aprendizado sobre o fogo e seu manejo, e que todos tem que se considerarem estudantes e técnicos da floresta. “Não temos todas as respostas e também temos nossos erros para estudar e aprender. Agradecemos a oportunidade de trabalhar e aprender junto com vocês e suas experiências”, frisou.
As equipes participantes do curso são brigadistas e servidores das quatro Unidades de Conservação do Estado, brigadistas do Prevfogo e integrantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. A capacitação é uma das atividades propostas pelo Projeto Cerrado Jalapão e visa a formação continuada das equipes de brigadistas para fortalecer a ideia de no futuro ser consolidada a futura Academia de Brigadistas, uma proposta pensada com o intuito de melhor treinar e capacitar as equipes de combatentes.
Projeto Cerrado Jalapão
Fruto do acordo de cooperação Brasil-Alemanha, o projeto tem parceria entre a Giz – Cooperação Técnica Alemã, Ministério do Meio Ambiente, KfW - Representações da República Federal da Alemanha no Brasil, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente – Ibama e dos Recursos Naturais Renováveis, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe, Instituto Natureza do Tocantins – Instituto e Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável do Tocantins – Semades.
Com o lema “Mais cerrado, menos fogo”, o objetivo do projeto Cerrado Jalapão – Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais no Cerrado - é colaborar com a redução do desmatamento e das queimadas, contribuindo, assim, para a conservação da biodiversidade do Cerrado e para a redução das emissões de Dióxido de Carbono (CO2) na atmosfera. (Ascom Naturatins)