Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

O Sebrae realizou cerca de sete mil atendimentos durante a 6ª Semana do Microempreemdedor Individual (MEI), realizada de 31 de março a 4 de abril. Com uma programação voltada para capacitação e atendimento individual, o Sebrae Tocantins ofereceu aos MEIs de todo o Estado a oportunidade de participar de oficinas, palestras, cursos e receber também atendimento individual direcionado a registro, baixa, declaração e orientações sobre gestão.

Para o presidente do Sebrae Tocantins, Roberto Magno Martins Pires, a Semana do MEI foi uma oportunidade de levar os serviços da instituição aos 139 municípios do Estado. “Acredito que com esse conhecimento transmitido gratuitamente, os MEIs poderão contribuir para o crescimento e o desenvolvimento da sua cidade e região através da prestação dos seus serviços”, afirmou Roberto Pires, ressaltando que, apesar do fim da Semana do MEI, o Sebrae continua o trabalho de atender e transmitir todas as informações necessárias com propósito de desenvolver o empreendedor.

Ao todo, foram atendidas 6.816 pessoas nos cinco dias de programação. Entre as capacitações oferecidas durante a semana, os destaques foram as Oficinas SEI, 112 realizadas em todo Estado. Essas oficinas, que tiveram 1.553 participantes, auxiliam os MEIs nas ações, por exemplo, de venda, de compra, administração e controle do dinheiro.

Além delas, os participantes da semana receberam orientações para as obrigações legais do MEI, serviços de baixa, formalização, alteração da empresa, preenchimento da Declaração Anual e impressão dos boletos das obrigações fiscais.  No total, 1.965 pessoas receberam essas orientações. Palestras de acesso ao crédito e de compras governamentais, oficinas de manipulação em salões de beleza e de segurança alimentar também estiveram na programação.

Os empresários Manoel Miranda Silva e Maria de Nazaré, do município de Colinas do Tocantins, aproveitaram a Semana do MEI, para participar da programação. “Assistimos as palestras referentes à legalização, participamos do fórum de Acesso ao Crédito, das oficinas Sei Planejar e Sei Controlar Meu dinheiro. Se não fosse o trabalho do Sebrae nos orientando e capacitando, não teríamos chegado tão longe com as nossas pururucas”, finalizou o empresário, que no ano passado deixou de ser empregado de uma loja do segmento de auto peças e abriu seu próprio negócio.

Inaugurações

Durante os cinco dias da Semana do MEI, também foram inauguradas nove Salas do Empreendedor nos municípios de Sandolândia, Ponte Alta, Conceição do Tocantins, Araguanã, Barra do Ouro, Riachinho, Muricilândia e Santa Rosa.

As ações da 6ª edição da Semana do MEI contaram com a parceria das prefeituras, Associações Comerciais, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Corpo de Bombeiros, INSS, Vigilância Sanitária, secretarias municipais e do Estado, Receita Federal, Fampec, Comunidade Integrada da Fundação Bunge e Agência de Fomento.

Dados da 6 ª Edição Semana do MEI  2014

Pessoas atendidas

6.816

Total de pessoas orientadas individualmente

1.965

Oficinas realizadas (4 horas cada)

112

Pessoas atendidas em oficinas SEI

1.553

Pessoas atendidas nas oficinas sobre Compras Governamentais

318

Palestras realizadas

118

Seminários de Acesso ao Crédito

2

Seminário de Responsabilidade de uma empresa

1

Fórum

1

Salas do Empreendedor inauguradas

9