Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A assinatura da ordem de serviço para inicio das obras de reconstrução da malha viária, através do programa Pró-Município, em Colinas do Tocantins, está marcada para as 10 horas da manhã desta quinta-feira, 10. Ao todo vão ser restaurados cerca 5 milhões de m² de asfalto em ruas e avenidas de 137 municípios do Estado. 

Para execução de todo o Programa estão sendo gerados mais de três mil empregos diretos, distribuídos nas 25 frentes de trabalhos, que atuarão de forma simultânea, iniciando pelos municípios mais populosos. Os investimentos giram em torno dos R$ 78 milhões.

 Para o governador interino, Sandoval Cardoso, esse programa vai atender todos os municípios, independente de cor partidária. “Nesse momento, em que os prefeitos sofrem com a diminuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), estamos lançando esse pacote de obras, que vai beneficiar toda população tocantinense”, pontuou.

O secretário da Infraestrutura e presidente da Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans), Kaká Nogueira, explicou que essa medida do governo do Estado vai promover o desenvolvimento dos municípios, dando à população melhores condições de vida. “Estamos trabalhando para que o cidadão tenha condições de trafegar pelas ruas de sua cidade com segurança e dignidade”, destacou.

Os municípios de Palmas e Araguaína não serão contemplados pelo Pró-Município, por terem recebido pacotes de obras específicas, que vão pavimentar quadras, vias de acesso e ainda reconstruir e sinalizar trechos.

Outros programas

Além do Pró-Município, está em andamento desde agosto de 2013, o Programa de Assistência aos Municípios (PAM), que já recuperou mais de 11 mil km de estradas vicinais; o Pró-Rodovias, que está reconstruindo a malha asfáltica de cerca de 3.300 km de rodovias em todo o Estado; e ainda o Pró-Sinal, que está revitalizando a sinalização vertical e horizontal, e também a implantação de defensas metálicas em pontos que apresentam riscos aos condutores. (Ascom Agetrans)