Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a finalidade de propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e estabelecer diretrizes para a Política Estadual, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Palmas), em parceria com o Cerest Estadual, promoverá nos dias 29 e 30 de abril, no auditório do Senac - Palmas, a Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora.

Neste ano, o evento discutirá o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, direito de todos e todas e dever do Estado”, a ser desenvolvido no eixo principal "Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora" e em quatro sub-eixos:

I - O desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora;

II - O fortalecimento da participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora;

III - A efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo; e

IV - O financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, nos Municípios, Estados e União.

De acordo com a coordenadora do Cerest Palmas, Jaciela Leopoldino, a Conferência Macrorregional de Palmas abrangerá as regiões de Saúde Cantão, Capim Dourado e Amor Perfeito. Terá por objetivo analisar as prioridades constantes no Documento Orientador e elaborar propostas para Municípios, Macrorregiões, Estado e União para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os processos produtivos no território e a situação de saúde dos trabalhadores, formais e informais, rurais ou urbanos.Também emitirá Relatório da Etapa Macrorregional, acompanhado de lista dos Delegados eleitos para a Etapa Estadual.

Inscrições

As inscrições para os delegados eleitos dos municípios das regiões de saúde Cantão, Capim Dourado e Amor Perfeito estão sendo realizadas pelo Conselho Estadual de Saúde. E-mail: conselho.saude@saude.to.gov.br. As inscrições para os participantes serão realizadas no local do evento, a partir das 18 horas. (Secom Palmas)