Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na tarde desta quarta-feira, 16, o Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA), formado por diversas instituições ligadas ao segmento rural no Tocantins, reuniu-se no auditório da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro). O evento contou com 20 participantes interessados em confrontar os dados coletados e assim deixá-los mais apurados antes de tornarem público o levantamento sistemático da produção agrícola.

O gestor de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), João Francisco Severo, explicou que essas reuniões ocorrem trimestralmente, e diferentemente dos dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estes dados abrangem o período de janeiro a dezembro do mesmo ano, chamado de ano civil. “Coletamos estes dados através de diversas fontes ligadas a produtores rurais, mas precisamos conferi-las através de reuniões como essas com a presença de técnicos que estão no campo com frequência”, disse.

O engenheiro agrônomo da Seagro, Corombert Leão, avaliou a reunião como positiva e sugeriu que seja feita uma padronização para a coleta de dados.

Severo informou que para aprimorar a coleta de dados, uma das metas do GCEA é a implantação de comissões municipais nas cidades com produção mais representativa. “Desta forma, teremos maior proximidade com os produtores e consequentemente, dados ainda mais precisos”, concluiu. (Ascom/Seagro)