Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Mais de 12 municípios do Tocantins receberam ações de incentivo ao esporte durante esse feriado. A mobilização foi feita junto com as prefeituras através de uma parceria entre o campeão mundial pelo flamengo, Nunes e o empresário e desportista Osvaldo Durães. Em todos os municípios Nunes e Durães fizeram palestras para alunos de escolinhas onde falaram da importância do combate ás drogas e violência.

A intenção das visitas também foi convidar os gestores municipais para a visita do Zico que acontecerá nos próximos dias. “ Vamos reunir todos os gestores do esporte para o Zico conhecer os projetos das escolinhas”, contou Nunes aos prefeitos.

O primeiro município a receber as ações foi Miranorte onde o prefeito Frederico de Melo e o secretário de esporte apresentaram os projetos esportivos e a estrutura que usam para desenvolver tais ações.“Estamos muito felizes em receber o Nunes e principalmente esse incentivo para a área”, frisou. Após Miranorte o grupo passou por Rio dos Bois onde  a cidade realizou uma festa no campo e recebeu de braços abertos o projeto. “ Hoje Rio dos Bois tem um dia marcante em sua história porque aqui hoje tem um campeão mundial. Obrigada Nunes e Durães por olharem para nosso município”, disse o prefeito.

Fortaleza do Tabocão foi a próxima cidade a receber a dupla. No município o prefeito Flavio Noura relatou que ainda não tem um campo de futebol na cidade e que luta todos os dias para superar as dificuldades pela arrecadação baixa em razão da oscilação do FPM. “Mês passado recebemos R$ 15 mil de FPM. Como vamos administrar uma cidade com um recurso desse”, contou. Nunes e Durães vão ajudar nas ações esportivas da cidade.

A visita aos municípios continuou e Nunes e Durães passaram por Guaraí e Araguaína onde se reuniram com líderes esportivos e sociais. No sábado, 19, foi a vez de Aguiarnópolis realizar uma grande festa do esporte. O prefeito Fábio Vaz, que investe e apóia o esporte na cidade, mobilizou a cidade para receber Nunes e Durães. Jogadores, populares e alunos de escolinhas receberam uma mensagem positiva de transformação através do esporte. “ Queremos as crianças longe da bandidagem e do tóxico e por isso precisamos fomentar o esporte”, disse Nunes. Na cidade, um projeto desenvolvido pela prefeitura “Bom de Bola, Bom na Escola” é destaque e contribui para o desenvolvimento escolar e esportivo das crianças.

O grupo passou ainda por Angico, participou de uma competição esportiva em Nazaré onde foram recepcionados pelo prefeito Cleiton e ainda por Santa Teresinha, Luzinópolis e Cachoeirinha. “ Nossa cidade é a única aqui da região que não tem um campo de futebol”, relatou o vereador Roni.

Colméia

Durante as agendas pelos municípios uma polêmica aconteceu e que até o momento teve várias versões. Na sexta-feira, 18, estava agendada a abertura de um Campeonato da Federação Tocantinense de Futebol na cidade de Colmeia mas o evento foi cancelado, segundo informações, a pedido da gestão municipal. Tal ação foi repudiada por Nunes e Durães que mesmo assim foram ao município no domingo, 20, onde foram recebidos por várias lideranças. “ Disseram que eu não vinha mas estou aqui. Chegaram a anunciar minha vinda e depois cancelaram a programação não sei qual o motivo só quero dizer a vocês que estamos aqui em prol do esporte. Repudio esse fato e espero que os líderes da cidade tenham seriedade e entendam que vivemos num país democrático e que ninguém pode impedir ninguém de entrar ou sair de algum lugar”, disse, segundo aplaudido pelos presentes.

Durães também criticou tal ação. “ Não quero acreditar que pessoas com intenções eleitoreiras quiseram impedir a realização de um evento esportivo o que deviam fazer é incentivar o esporte da cidade. Estamos fazendo o que muitos não fazem, os municípios estão carentes de atenção para a área esportiva e social. Ao invés de ficar cancelando evento as autoridades poderiam é pelo menos arrumar a estrada da cidade que está um caos”, criticou.

Nunes e Durães mobilizaram ainda o Setor Morada do Sol em Palmas nesta segunda-feira, 22.