Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Representantes dos municípios da região do Bico do Papagaio e da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), profissionais da rede de serviços de atenção à mulher em situação de violência e mulheres quebradeiras de coco participam do Seminário para elas: Por elas, Por eles, por nós. O encontro vai até sexta-feira, 25, na Câmara Municipal e na Faculdade do Bico do Papagaio – Fabic, em Augustinópolis, região norte do Estado.

“O objetivo do evento é discutir o plano de ação para implementar a Rede de Atenção e Integração de Saúde da Mulher em Situação de Violência. No evento serão coletados, dados para compor a pesquisa com relação a situação de violência contra a mulher”, afirmou a técnica área de saúde da mulher da Sesau, Margarida Araújo Barbosa Miranda.

No Seminário acontecem palestras, mesas redondas e grupos focais sobre violência. Nesta quinta-feira, 24  será apresentado a experiência do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual – Savis oferecido pelo Hospital e Maternidade Dona Regina –HMDR.

Dados

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan, só no Tocantins, em 2013 foram 1.362 casos de notificação envolvendo todos os tipos de violência contra a mulher e faixas etárias.

Projeto

O seminário faz parte do  Projeto Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência que  tem  como objetivos principais a capacitação de profissionais, a organização da Rede de Atenção e a produção de conhecimento e de material científico, estratégias importantes para prover o cuidado à mulher da cidade, do campo e da floresta, que vivenciam esse tipo de situação.

De âmbito nacional, o Projeto é financiado pelo Ministério da Saúde e executado por equipe da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG  e seus parceiros de vários setores, Estado, Municípios e sociedade civil. (Ascom Sesau)