Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Durante o evento de assinatura de ordem de serviço para início das obras do programa Pró-Município em Paraíso, o governador Sandoval Cardoso comentou sobre as obras que o governo do Estado vem realizando no município, localizado a 65 Km de Palmas. Durante sua fala, Cardoso destacou ainda as obras de pavimentação de outros quatro setores da cidade, com recursos financiados pela gestão estadual junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), num valor de R$ 15,4 milhões.

De acordo com o governador, os setores que terão a malha viária recuperada não fazem parte do Pró-Município e foram incluídos, através de trabalho do governo do Estado, na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). “Este é um programa que iniciamos ainda na minha gestão na Secretaria de Estado das Cidades. Existiu um projeto executivo para o financiamento, um trabalho da Assembleia Legislativa para aprovação da proposta e um trabalho da Câmara Federal e do Senado para a liberação da verba”, completou.

Segundo o governador, a meta com este programa específico é recuperar a pavimentação de bairros em cinco municípios tocantinenses: Paraíso, Porto Nacional, Colinas, Palmas e Araguaína. Em Paraíso, conforme o chefe do Executivo,  as obras serão realizadas nos setores Buriti, Jardim Paulista, Vila Milena e Jardim América.

Além disso, Sandoval anunciou que aproveitará a estrutura do antigo hospital Nossa Senhora de Fátima, para implantar uma agência do É pra Já, que congrega serviços públicos voltados para a população, como confecção de documentos pessoais, serviços bancários e cartoriais, entre outros. “O prefeito Moisés Avelino nos disse que ali cabe, além do É pra Já, uma delegacia. Então, tentaremos implantar o É pra Já e a delegacia na estrutura”, completou.

Para o ex-governador e prefeito de Paraíso, Moisés Avelino, as ações do governo do Estado em parceria com os municípios possibilitam levar à comunidade benfeitorias e políticas públicas de maneira mais efetiva e direta. “Esta é uma marca deste governo estadual. Implantar serviços públicos nos municípios independente de cor partidária. E, com isso, os maiores beneficiados são os moradores das cidades atendidas com os programas de governo”, frisou.

Outras obras

Além das obras de infraestrutura viária levadas a Paraíso, o governo do Estado vem investindo em outros setores como educação, saúde, moradia e geração de emprego e renda. Com obras já em andamento, uma Escola de Tempo Integral possibilitará ensino de qualidade e três refeições por dia a crianças e adolescentes da cidade. “Com o ensino de tempo integral, além de educação de qualidade, as crianças têm três refeições por dia, o que resolve o problema da fome”, destacou o deputado José Geraldo, presente na solenidade.

Na parte de moradia popular, o governador destacou as cerca de 700 unidades habitacionais que estão em construção, no intuito de diminuir o déficit habitacional no município. “Aqui [em Paraíso] são 309 casas em plena construção e outras 400 unidades habitacionais com obras a iniciar. Além disso, com investimentos de R$ 55 milhões, nós estamos realizando obras para melhorar o esgotamento sanitário do município”, frisou.

Atendendo a um pedido do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso, Sandoval Cardoso destacou que irá solicitar à Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans) serviços de terraplanagem em uma área de cerca de 4 mil m² para a construção de um complexo esportivo na cidade. “Iremos solicitar ao presidente [da Agetans] Kaká Nogueira para que esta terraplanagem seja feita e o centro esportivo, construído”, anunciou. (ATN)