Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

E ações de repressão a criminalidade, determinadas pelo Secretário de Estado da Segurança Pública, José Eliú de Andrada Jurubeba e pela Chefia da Polícia Civil, a Coordenadoria de Polícia do Interior deflagrou, nesta última quarta-feira, 30, a operação “Interior mais Seguro”, que foi realizada nas áreas de atuação das 13 Delegacias Regionais de todo o Estado do Tocantins.

No total, 34 pessoas foram presas, sendo 11 delas em virtude de cumprimento de mandados de prisões e as demais em flagrante pela prática de delitos diversos. Também foram apreendidos 22.126 gramas de substâncias entorpecentes, 04 armas de fogo, 03 veículos, sendo 01 automóvel modelo Golf e duas motocicletas.

A operação “Interior mais Seguro” foi iniciada às 06h da manhã e estendeu-se por todo o dia e noite, sendo encerrada somente na manhã desta quinta-feira, 01. As ações contaram com a efetiva participação de 90 Policiais Civis, sendo, 15 Delegados e 75 Agentes de Polícia e Escrivães. A operação tem como objetivo dar cumprimento a mandados de prisões e de busca e apreensão, combater o tráfico de substâncias entorpecentes, além de aprender armas de fogo, munições e veículos provenientes de ação criminosa.

Esta é a quarta etapa da operação que teve início em Janeiro de 2014 e já resultou na prisão de mais de 150 pessoas e apreensão de dezenas de quilos de drogas, além de várias armas, munições e veículos roubados ou furtados. As ações foram efetuadas exclusivamente pela Polícia Civil e serão intensificadas, a partir da próxima etapa, quando passarão a contar com o apoio da Polícia Militar, que trabalhará em parceria com a Polícia Civil.

Para o Coordenador de Polícia do Interior, Delegado de Polícia Civil, Alberto Geofre Wanderley Filho a operação “Interior Mais Seguro” tem sido satisfatória, uma vez que todos os objetivos estipulados estão sendo alcançados. “A operação tem como objetivo trazer mais segurança para todo o interior do Estado e, isso tem sido alcançado, tendo em vista o grande número de prisões e apreensões realizadas durante as ações policiais”.

Ainda, segundo o Coordenador, “Os trabalhos têm alcançado grande repercussão e vem recebendo o apoio da população de todos os municípios, o que demonstra que a Polícia Civil está no caminho certo uma vez que, tão importante quanto o número de pessoas presas, é a presença dos Policiais nas ruas garantindo a paz e a segurança das pessoas de bem do Tocantins”, frisou.

Durante a realização da “Operação Interior mais Seguro”, Policiais Civis, sob o comando da Delegada Olodes Maria Oliveira, com apoio do Delegado Roger Knewitz e sua equipe, realizavam abordagem e buscas em vários veículos, na altura da ponte que acesso ao município de Porto Nacional, quando por volta da 01h da madrugada de hoje, o condutor de um automóvel modelo Golf de cor preta não obedeceu à ordem de parada e transpôs a barreira policial, jogando o automóvel contra os policiais que ali estavam.

Diante disso, os policiais realizaram disparos a fim de tentar parar o veículo, momento que um dos pneus foi atingido. Em seguida, foi iniciada a perseguição e a aproximadamente 01 quilômetro da barreira policial, o conduto abandonou o carro e embrenhou-se no matagal tomando rumo ignorado.

Ao realizar buscas no interior do veículo, os policiais encontraram 25 tabletes de maconha que totalizaram 22 quilos da droga que foi apreendida juntamente com o automóvel. (Ascom SSP)