Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Na tarde desta quarta-feira, dia 07, produtores e alunos de escolas técnicas agropecuárias receberam orientações sobre “Uso de Coberturas Mortas em Hortaliças”. O evento, com o tema principal “Agricultura Familiar”, foi iniciado na última terça-feira, dia 06, e segue até sábado, dia 10, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Em sua palestra, o engenheiro agrônomo e mestre em fitotecnia da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Eduardo Castro Ribeiro, fez explanações mostrando as vantagens do uso de coberturas mortas (resíduos vegetais).  “É uma prática que reduz o uso da água na irrigação do solo, efeitos erosivos, aumentando a produtividade das hortaliças”, enfatizou Eduardo.

“A cobertura morta com leguminosas proporciona rápida decomposição de resíduos e incrementa a disponibilidade de nitrogênio, nutriente essencial para o desenvolvimento das plantas, favorecendo o desempenho da lavoura”, complementou Eduardo.

Para o aluno, da escola técnica agropecuária de Monte do Carmo, Leno Pereira Lacerda, disse que a palestra serviu para aumentar seu conhecimento. “Quanto mais aprendemos sobre uma prática sustentável, mas agrega valor no seu produto final, por isso estou aqui buscando qualificar cada vez mais”. Destacou. Já o produtor rural, Francisco Ribeiro, da Fazenda, São Francisco, município de Nova Olinda falou da importância de incorporar novas práticas no plantio. “É sempre bom buscarmos os conhecimentos tecnológicos, aliando a diversificação dos produtos para obter uma produtividade boa na hortaliça”, argumentou.

Benefícios

A cobertura morta do solo com leguminosas (crotalária, eritrina, gliricídia, guandu e mucuna cinza) e gramíneas (bagaço de cana e bambu) é uma prática cultural que incrementa a produção e traz benefícios para o sistema orgânico de produção. A palhada forma uma cobertura protetora sobre o terreno, prevenindo contra a erosão e diminuindo as oscilações de temperatura do solo. Há maior disponibilidade de matéria orgânica e de nutrientes para a cultura e inibição da população de ervas espontâneas.

Feira

Com o slogan ‘Agrotins 2014: A Força do Conhecimento’, o evento conta com mais de 500 expositores de máquinas, implementos e serviços, além de palestras, oficinas, cursos, mostras e exposições. Segundo o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária, a expectativa é que mais de 73 mil pessoas visitem o local e que mais de R$ 515 milhões sejam movimentados em negócios nesta edição. (Ascom-Seagro)