Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O governador Sandoval Cardoso assinou nesta última sexta-feira, 9, convênio com a Fundação Centro Universitário de Gurupi (Unirg) para revitalização da sub-bacia do Rio Gurupi. O convênio prevê o repasse de pouco mais de R$ 1milhão, do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, para recuperação das nascentes e margens dos córregos da sub-bacia.

Na ocasião, o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Tadeu, destacou a participação da universidade na execução das políticas de recursos hídricos. “Com esse projeto vamos envolver a comunidade acadêmica na recuperação de um dos mais importantes rios de Gurupi e ainda viabilizar a formação do comitê de bacias”, ressaltou, referindo-se a formação do comitê da bacia hidrográfica dos rios Santo Antônio e Santa Tereza.

O presidente da Fundação Unirg, professor Savio Barbalho, disse que o convênio vai potencializar a ação social do centro universitário. “Essa importante parceria vai incentiva o trabalho de inserção social que a Unirg realiza na região”, enfatizou.

O projeto prevê a produção de mais de 20 mil mudas de espécies nativas para recomposição da mata ciliar nos vários trechos da sub-bacia e ações de educação ambiental com a comunidade. Segundo a professor Nelita Bessa, coordenadora técnica do projeto, 32% dos bairros de Gurupi são atravessados, de alguma maneira, pelos córregos que desaguam no Rio Gurupi. “Isso mostra que é uma bacia extremamente urbanizada”, observa.

Além de Gurupi, outro sete municípios também estarão envolvidos no projeto: Peixe, Jaú do Tocantins, Figueirópolis, Cariri do Tocantins, Alvorada, Sucupira e Talismã.

Parcerias

O projeto é uma realização da Semades com execução da Unirg e parcerias com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), prefeituras municipais e organizações não governamentais. (Ascom/Semades)