Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Representante do Tocantins no programa, Graziele conheceu a capital dos Estados Unidos no mês de janeiro

Representante do Tocantins no programa, Graziele conheceu a capital dos Estados Unidos no mês de janeiro Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Representante do Tocantins no programa, Graziele conheceu a capital dos Estados Unidos no mês de janeiro Representante do Tocantins no programa, Graziele conheceu a capital dos Estados Unidos no mês de janeiro

O Programa Jovem Embaixador está com inscrições abertas para 2015. Serão selecionados 50 jovens de 15 a 18 anos, estudantes da rede pública de todo o País. A iniciativa é da Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com as Secretarias de Estado da Educação e Cultura (Seduc). 

A inscrição pode ser feita pelo Facebook do programa https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores até o dia 8 de agosto. A seleção ocorrerá em seis etapas com análise de perfil, provas de inglês e entrevistas. Os vencedores irão passar três semanas nos Estados Unidos. O embarque será no dia 9 de janeiro de 2015.

Os interessados em participar do processo seletivo devem preencher os requisitos exigidos pelo programa, tais como nunca ter viajado para os Estados Unidos, ter boa fluência oral e escrita em inglês; ser aluno do ensino médio da rede pública; pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo; possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; e estar envolvido em trabalho voluntário com comprovação pelo menos de 12 meses.

De acordo a técnica da Diretoria de Programas Especiais da Seduc, Márcia Ribeiro de Paula, dez estudantes do Tocantins já foram selecionados para participar do programa. “São oportunidades para crescer profissionalmente e culturalmente”, ressaltou.

Representando do Tocantins

Do Centro de Ensino Médio de Gurupi, Graziele Felipe foi a Jovem Embaixadora que representou o Tocantins no intercâmbio deste ano. Segundo a estudante, conhecer os Estados Unidos era um sonho e participar do programa trouxe a ela uma nova visão de mundo. “Percebi que os sonhos não estão distantes, oriento aos estudantes não desistir na primeira tentativa, tentar sempre, pois é uma experiência incrível”, enfatizou a jovem que planeja cursar Medicina. (Ascom Seduc)