Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

Palmas receberá nos dias 19 e 20 de maio o 14º Fórum dos Presidentes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo – CAU´S/UF, evento que tem entre as suas finalidades conhecer as realidades do exercício da arquitetura e urbanismo no País.  Na Capital o Fórum será realizado na plenária da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O presidente do CAU/TO, Lucas Dantas, explica que o Fórum de Presidentes dos CAU´s/UF tem como caráter principal funcionar como espaço para disseminação das práticas e experiências de gestão dos diversos  Conselhos. Entretanto, além do olhar interno voltado para a organização dos CAU, naturalmente surgiu a necessidade de conhecer as diversas realidades enfrentadas em cada Unidade da Federação  de forma a subsidiar uma postura unificada  apesar dos cenários diversos existentes no Brasil.

Palmas surgiu como proposta para sediar o Fórum no mês de maio de 2014 por ser uma cidade jovem e planejada( realidade muito distante das grandes cidades do país) e que na data  do Fórum comemorará 25 anos.  “Esse período de implantação da cidade nos chama a reflexão sobre o pensar a cidade e principalmente o repensá-la, através da análise do processo que foi conduzido neste primeiro ciclo de implantação e projetar os cenários futuros”, frisa.

Ainda segundo Dantas,  essa mesma análise de repensar as práticas, casa com a fase final da 1ª gestão dos CAU´s/UF onde o planejamento e as práticas devem ser analisadas e corrigidas para alcançar as metas firmadas no planejamento estratégico do CAU/BR.

Fiscalização

Durante o Fórum o tema principal a ser discutido será a Fiscalização, seu planejamento, práticas e experiências, considerando o natural processo de renovação do quadro funcional dos CAU/UF oriundo da posse dos novos fiscais concursados.