Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Hellen Flôr

Foto: Hellen Flôr

Alunos do 1º ano da Escola Estadual Criança Esperança participaram de um bate-papo sobre cinema no Museu Histórico do Tocantins – Palacinho, na tarde desta última quarta-feira, 14. A sessão com tema ‘Somos Cinema Tocantinense’ fez parte da programação da 12º Semana dos Museus e contou com a participação do cineasta André Araújo.

Durante a conversa sobre cinema, os estudantes assistiram a trailer do longa-metragem tocantinense Palmas eu Gosto de Tú, ainda em produção, e aprenderam sobre o processo do trabalho cinematográfico no estado. “Uma grande oportunidade de discutir cinema com outra geração e assim formar cada vez mais um público para discutir cinema”, frisou Araújo ao final do encontro.

O cineasta ainda pontuou a importância do Museu Histórico para o fortalecimento do audiovisual do Estado. “O Palacinho é um novo espaço para o audiovisual tocantinense e a gente é muito carente dessas janelas que abrem espaço para o diálogo com a comunidade; este lugar vem colaborar muito para esse contato” ressaltou.

A estudante Yasmin Contijo Nascimento, do 1º ano, gostou do contato com os bastidores da sétima arte e se mostrou interessada em produzir um filme na própria escola. “Tenho interesse em quem saber fazer um trabalho de audiovisual dentro da escola. Com as dicas que aprendi aqui acho que posso arriscar”, disse.

Programação

15/05 às 15h – Oficina: Educação ambiental – Professora Mônica Christo

16/05 às 09h – Café literário: Tocantins e a sua história – Professor Júnio Batista

17/05 às 18h – “Baphão contra a Homofobia” – Secretaria de Estado da Defesa Social

18/05 às 18h – Luau Palacinho – Apresentações artísticas: Palco Aberto (Ascom Seduc)