Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira,  19, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) Carrossel, localizado na quadra 405 Sul, e o CMEI Pequenos Brilhantes, na 403 Norte. A solenidade de entrega das obras contará com a presença do Ministro da Educação, José Henrique Paim, da secretária da Educação de Palmas, Berenice Barbosa, gestores escolares, dentre outras autoridades municipais, estaduais e federais.

A primeira unidade a ser entregue será o CMEI Pequenos Brilhantes, às 15 horas. Em seguida as autoridades seguem para o CMEI Carrossel onde o descerramento da placa acontece às 16 horas.

Com a inauguração destas unidades passam a ser quatro CMEIs entregues na atual gestão. Antes foram entregues pelo prefeito Amastha os CMEIs Príncipes e Princesas, na 106 Norte, e o Cantinho do Saber, na 612 Sul. A unidade educacional custou R$ 892.839,39 aos cofres públicos, recursos do FNDE e contrapartida do município de Palmas.

O CMEI Carrossel conta com 234 crianças matriculadas. São 683,04 metros quadrados de área construída, distribuídos em sala de professores, diretoria, secretaria, coordenação pedagógica, sanitários masculinos e femininos para funcionários, sanitários para deficientes, brinquedoteca, sala maternal com sanitários, quatro salas de aulas para educação infantil (4 e 5 anos), berçário com fraldário, depósito de material, depósito de material de limpeza, lactário, lavanderia, cozinha com depósito de panela, depósito de alimentos e depósito de material de limpeza da cozinha, refeitório coberto parquinho e paisagismo.

Já o CMEI Pequenos Brilhantes, localizado na Quadra 403 Norte, conta com 242 crianças matriculadas. Possui um total de 1.635 metros quadrados de área construída, dispondo de estrutura semelhante aos demais CMEIs. A obra custou R$ 1.097.390,20 recursos oriundos da Caixa Econômica Federal e do Município de Palmas.

Os CMEIs foram construídos seguindo as normas de acessibilidade, tanto nos banheiros, quanto nas áreas externas. Possuem salas com janelas de vidros temperados, espaço adequado às atividades administrativas, brinquedotecas, refeitórios e cozinhas que cumprem as exigências da Vigilância Sanitária, como a instalação de bancadas específicas para o preparo de alimentos vegetais e carnes, instalação de higienizadores de mãos, entre outros requisitos. 

Para a secretária da Educação, professora Berenice Barbosa, este é mais um momento festivo para a educação de Palmas. “No momento que a nossa capital completa 25 anos nós entregarmos obras desta natureza é motivo de muita satisfação e certeza que esta gestão está no caminho certo”, comentou. (Secom Palmas) (Matéria atualizada às 09h de 19/05)