Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Todos sabem que a alimentação age diretamente na saúde, tanto para o lado saudável, como para o prejudicial, causando altas taxas de colesterol, diabetes, dentre outras. Não é diferente para os dentes que acarretam cárie e até perda óssea. Algumas frutas, legumes e verduras podem ajudar na limpeza bucal, prevenindo problemas de saúde como gengivite, mau hálito e cáries. Por isso são chamados de alimentos detergentes.

Maçã, pera, kiwi, melancia, cenoura, acelga e pepino auxiliam na higiene dos dentes de quem faz as refeições fora de casa e nem sempre pode realizar a escovação correta. Os nutricionistas afirmam que o ato de mastigar esses alimentos já facilita na remoção de resíduos e bactérias que são gerados durante a alimentação. “As fibras desses alimentos são importantes porque aumentam a produção de saliva e aumentam o ph da boca, diminuindo a acidez e evitando que haja o crescimento de bactérias que causam problemas bucais”, explica a nutricionista Marina Toledo.

Mas é preciso ficar atento ao conselho dos dentistas que alertam para uma dieta equilibrada, do contrário, somente os alimentos detergentes não darão conta da limpeza. Uma boa alimentação será fundamental para a higiene bucal.

Cuidados

A partir do nascimento do primeiro dente, as crianças já podem começar a frequentar o dentista para receber orientações, quanto à relação da alimentação e nutrição da criança. A limpeza bucal deve ser iniciada com o uso do fio dental, que acessa áreas onde a escova não chega, e só depois deve ser feita a escovação.

Dicas

Os profissionais da saúde bucal chamam a atenção para o tipo de escova – extra macia e de cabeça pequena, que acesse os últimos dentes fazendo um leve movimento para frente e para trás. Depois as laterais dos dentes, com a escova levemente inclinada em direção à gengiva, fazendo uma leve movimentação para frente e para trás em todos os dentes. Os dentistas orientam ainda o uso de escovas com cerdas retas, que machucam menos a gengiva, e que a escovação seja feita sempre após as refeições. (Sicideto-TO)