Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde aprovou a inclusão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na rede do Sistema Universidade Aberta do SUS (Una-SUS). Com o parecer favorável ao plano de trabalho elaborado pelo colegiado do Curso de Medicina, a UFT agora cumpre etapas de formalização de convênio e estruturação tecnológica para começar a oferecer cursos de capacitação e pós-graduação lato sensu na modalidade de Educação a Distância (EaD) por meio da rede, que é voltada especificamente para profissionais da área da saúde. 

 A proposta é formar até mil alunos em cada curso, com execução custeada pelo Ministério da Saúde. Os estudantes irão desenvolver as atividades a distância, com o acompanhamento de tutores, e poderão contar com suporte nos polos que serão implantados nos sete câmpus da UFT.

Segundo a coordenadora da Una-SUS na UFT, professora Michelle Filgueira, a meta é abrir inscrições e iniciar os primeiros cursos já no segundo semestre de 2014. "A Una-SUS vem para suprir a carência de qualificação dos profissionais da saúde que atuam nos municípios e que não têm acesso a cursos. A intenção é melhorar os serviços prestados à comunidade sem que esses profissionais precisem se deslocar para os grandes centros", explica ela.

Segundo o professor Itamar Gonçalves, coordenador do Núcleo de Telessaúde da UFT, que também está articulado com a Una-SUS, uma das metas é aprimorar a experiência dos estudantes na educação mediada por tecnologias. "Pretendemos estar realmente próximo dos alunos, desburocratizar processos e superar obstáculos que ainda resistem em cursos EaD por meio do desenvolvimento da infraestrutura de TI [Tecnologia da Informação]. Isso é o que queremos deixar de legado para a Universidade", afirma.

"O objetivo é desenvolver uma estrutura tecnológica que permita o melhor aproveitamento dos cursos da Una-SUS, e levar essa tecnologia para outros setores e projetos da Universidade", complementa o diretor de Tecnologia da Informação, Juliano Rios.

A inclusão da UFT na rede foi publicada no Diário Oficial da União do dia 29 de abril.

Sobre a Una-SUS - O Sistema Universidade Aberta do SUS foi criado pelo Ministério da Saúde em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). O Sistema é composto por três elementos: a rede colaborativa de instituições de ensino superior – que atualmente conta com 36 instituições de ensino superior, o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (Ares) e a Plataforma Arouca.

Um dos objetivos da Una-SUS é a educação permanente, visando à resolução de problemas presentes no dia a dia dos profissionais de saúde que atuam no SUS. Para isto, os cursos oferecidos pela rede têm enfoque prático e dinâmico, utilizando casos clínicos comuns.

Todos os cursos são inteiramente gratuitos e a modalidade de educação a distância foi escolhida para facilitar o acesso dos profissionais de saúde aos cursos, que possuem diversos níveis de capacitação acadêmica e podem ser acessados facilmente. Saiba mais no site http://www.unasus.gov.br/. (Ascom UFT)