Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Agência de Defesa Agropecuária – Adapec realizará de 21 a 23 de maio no município de Lizarda do Tocantins, a 317 quilômetros de Palmas, palestras sobre a Raiva dos herbívoros e Febre Aftosa, além de ações para o controle populacional de morcegos hematófagos. As palestras ocorrerão no dia 21 de maio, a partir das 8h, na Escola Municipal 31 de Maio.

A palestra sobre a Raiva dos Herbívoros abordará a sintomatologia da doença nos animais, o ciclo da raiva, métodos de prevenção, os meios de capturas, o controle populacional e a vacinação, o assunto ficará por conta do responsável técnico do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, José Emerson Cavalcante Gomes. A apresentação do tema: Febre Aftosa ficará por conta do médico veterinário, Daniel Faconti, que abordará os prejuízos econômicos, formas de contágio, sintomas e prevenção da doença. 

Durante o dia 22 e 23 serão realizadas ações de captura dos morcegos hematófagos. “A captura vai ocorrer tanto em abrigos quantos em currais” afirmou o Delegado Regional de Palmas, Edivaldo Mascarenhas Rocha. 

Ainda segundo Edivaldo, as discussões em torno dos temas visam levar informações aos produtores rurais e alunos.  “As equipes discutirão sobre os cuidados, prevenção e erradicação das doenças, pois munidos de conhecimentos os moradores tomarão as precauções necessárias”, disse alertando que é muito importante à participação de todos os interessados. (Ascom Adapec)