Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Realizada na última semana em Curitiba (PR), a Expocoop 2014 - Feira Internacional de Negócios para o Setor Cooperativo reuniu cooperativas de todo o mundo. De Pedro Afonso participaram os membros da Coapa Ricardo Khouri (presidente), Evanis Roberto Lopes (conselheiro), José Rander Lopes (superintendente) e Maria Silvana Ramoss (agente de Desenvolvimento Humano), além do professor da Coed - Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso, Francisco de Assis.

A Feira Internacional de Negócios para o Setor Cooperativo divulga produtos e serviços das cooperativas. Em destaque em 2014 esteve o programa CooperGênero, que completou uma década. A ação busca proporcionar à mulher treinamentos de geração de trabalho e renda, auxiliando em sua autoestima e na igualdade entre homens e mulheres.

Durante o seminário “CooperGênero Uma Década: Organização e Desenvolvimento”, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural, e da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, a  agente de Desenvolvimento Humano da Coapa, Maria Silvana Ramos, apresentou a experiência positiva do Tocantins; a criação do Núcleo Feminino da Coapa, que vem desde 2007 buscando rumos e, finalmente em 2010, através da Organização do Quadro Social, obteve forma e conteúdo.

Em sua apresentação Maria Silvana explanou sobre o desenvolvimento do Núcleo Feminino e a forma como trabalha agregando mulheres da comunidade de Pedro Afonso e região. Ainda destacou a metodologia das atividades do grupo, que são mensais e contam com reuniões de planejamento de ações, momento cooperativista e o projeto “Gera Renda”, que consiste em cursos e oficinas com profissionais de diversas áreas, escolhidos pelas integrantes do grupo. 

“O nosso Núcleo Feminino não tem caráter social e sim profissionalizante e educativo, diz Maria Silvana. É quase uma incubadora, capacitando e dando noções e valores de cooperativismo às mulheres que nos cercam, e isso é bom no sentido de promover o cooperativismo”, explicou Maria Silvana.

Fórum

No decorrer da feira também ocorreu o II Fórum Nacional de Presidentes, Superintendentes e Dirigentes, para promover o alinhamento em torno do planejamento estratégico sistêmico, em fase de elaboração, e permitir o compartilhamento das ações realizadas a partir das discussões dos fóruns regionais.

Essa atividade contou com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes, do superintendente da OCB, Renato Nobile, das gerentes gerais Karla Oliveira (Sescoop) e Tânia Zanella (OCB), além de diretores de entidade e lideranças cooperativistas de vários estados brasileiros, entre ele o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, e a superintendente da OCB/TO, Maria José.

O fórum tratou do plano de comunicação para o Sistema e do Dia C, além da explanação sobre as ações realizadas pelas cooperativas. 

“Foi muita válida a participação dos cooperativistas tocantinenses na Expocoop 2014, momento de mostrar nossas experiências e conhecer ações de cooperativas de todo mundo. Essa troca de experiências só ajuda a desenvolver o segmento cooperativista”, avaliou Ricardo Khouri.

Para o superintendente da Coapa, José Rander Lopes, a Expocoop serviu para mostrar o importante papel que as cooperativas executa nas comunidades onde estão inseridas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e humano. “As cooperativas são promotoras do bem comum e da distribuição das riquezas”, avaliou. (Ascom Coapa)