Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Jeeferson Ferrari

A inauguração do Polo de Cargas da Ferrovia Norte/Sul aconteceu na tarde desta última terça-feira (20). A expectativa é que o empreendimento gere pelo menos 3.500 empregos diretos no processo de transporte de cargas.

O polo está localizado a cinco quilômetros de Gurupi, na saída leste da cidade e é o primeiro empreendimento desse porte a entrar em operação na região. O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), esteve presente no evento e falou da importante do empreendimento para a  região.

Laurez disse que estava muito feliz por que o progresso é uma realidade na região de Gurupi, ressaltando que o empreendimento vai dar um novo impulso para a economia ao mesmo tempo em que vai propiciar a geração de novas frentes de emprego e renda.

De acordo com o gerente da Valec, Luiz Camillo, a região é economicamente forte e por isso essa inauguração do Polo de Cargas de Gurupi  é tão importante para alavancar os negócios. Segundo o Camillo, são mais de 1500 quilômetros de ferrovia que vai de Açailândia, no Maranhão, passando pelo Tocantins e indo até Anápolis, em Goiás.

A primeira composição de trem que partiu do Polo de Cargas da Ferrovia Norte/Sul em Gurupi, levava em seus vagões minério de ferro, com destino a  Palmas.  

O prefeito Laurez ressaltou que além dos novos empregos que serão criados com o empreendimento, a expectativa é que o polo de Cargas seja uma porta de oportunidades para o surgimento de empresas satélites na região, que vão ajudar no desenvolvimento do negócio.

Participaram da inauguração várias autoridades, entre elas a deputada estadual Josi Nunes, o presidente da Câmara Municipal de Gurupi Cabo Carlos, vereadores, secretários municipais e prefeitos da região sul. (Secom Gurupi)