A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Palmas está realizando distribuição de mudas frutíferas e nativas, por ocasião das comemorações do Aniversário de Palmas. Nesta quinta-feira, 22, durante o seminário Palmas 25 anos – Desigualdades e Desenvolvimento no Contexto da Fronteira Amazônica, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), estão sendo distribuídas à população mudas frutíferas e nativas.
Na sexta-feira, 23, será feito um plantio de mudas com crianças da Escola Municipal Maria Verônica, no Aureny IV, quando os alunos receberão uma palestra com noções de plantio e cuidados com as mudas. Nesta escola, durante todo o dia também serão distribuídas mudas para a comunidade.
Nesta semana, no dia 19, foi realizada uma Blitz Educativa próximo ao Espaço Cultural onde foram distribuídas à população mais de 200 mudas entre frutíferas e nativas.
Foi devido à satisfação da população que recebia essas mudas doadas pela Prefeitura de Palmas, que a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Germana Pires Coriolano, resolveu estender as doações a outros eventos.
Marcadores de livros
A preocupação na distribuição dessas mudas, segundo Germana, era o tipo correto de mudas a ser distribuído para que não prejudicasse o paisagismo e ajudassem a contribuir na arborização urbana da cidade. "Também eram necessárias informações com relação às indicações de plantio, dados de cada muda e característica, completa a Secretária.
Pensando nisso, criou-se “marcadores de livro ou de páginas” específicos para cada tipo de muda com as explicações detalhadas, a ser entregue à população juntamente com a muda.
"Junto às mudas frutíferas e nativas as pessoas recebem também o “marcador de livro” onde constam as informações de como plantar e cuidar de cada tipo de muda", reforça Germana.
As mudas foram selecionadas no Viveiro de Mudas de Palmas por engenheiros e técnicos do Meio Ambiente para a distribuição à população. (Secom Palmas)