A capacitação profissional em vigilância da doença de chagas e manejo clínico do paciente vai acontecer nesta próxima segunda e terça-feira, 26 e 27 respectivamente no auditório do Senac, localizado na Rua D, número 109 do Setor Engenheiro Waldir Lins II.
Participarão da capacitação agentes municipais de saúde, enfermeiros e médicos que atuam na Rede Municipal e no Hospital Regional Público de Gurupi, totalizando cerca de 80 profissionais.
A capacitação será ministrada por técnicos da Gerência de Núcleo da Doença de Chagas da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU). Segundo Danyella Araujo Xavier, Responsável pelo Programa de Endemias Dengue/Chagas, do município esse treinamento é de grande importância. “Depois dessa etapa, os agentes vão saber exatamente como procurar um barbeiro nas residências e entender os problemas causados por esse inseto. Além disso, passam a dominar as técnicas de lidar com pacientes da doença”, afirmou.
Esse é o primeiro treinamento que acontece em Gurupi. Danyella afirma que os participantes vão receber orientações sobre os procedimentos para atuar tanto na zona urbana quanto na zona rural.
Doença
A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto. A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou. (Secom Gurupi)