Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Jeeferson Ferrari

Foto: Jeeferson Ferrari

Começou na segunda-feira (26) e termina nesta terça-feira (27) às 18 horas a capacitação profissional em vigilância da Doença de Chagas e manejo clínico do paciente chagásico. A ação é realizada no auditório no Senac, localizado na Rua D, número 109 do Setor Engenheiro Waldir Lins II. Participam das palestras todos os agentes municipais além de médicos e enfermeiros tanto do município quanto do Estado.

Anália Cristina Lopes, responsável pela assistência de chagas no Tocantins e Everaldo Belém Técnico Vetorial são os instrutores que vieram da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Entre os temas abordados está a capacitação dos agentes em lidar com as inspeções do barbeiro tanto na zona rural quanto da zona urbana.

Os palestrantes também ensinam sobre abordagens, orientações nas residências e as técnicas de lidar com pacientes portadores da Doença de Chagas.

Para Danyella Araújo Xavier, responsável pelo Programa de Endemias Dengue/Chagas, do município esse treinamento é de grande importância, “Temos que capacitar e tirar as dúvidas dos nossos profissionais para que eles realizem de casa em casa um trabalho com excelência, afinal trabalhamos em prol da saúde da população”, declarou.

Essa é a primeira vez que a capacitação profissional em vigilância da Doença de Chagas e manejo clínico do paciente chagásico acontece em Gurupi. Para Ligia Cristina Lopes agente de epidemias há quatro anos no município, essa é uma chance de aprender coisas sobre o Barbeiro transmissor da doença. “Por mais que já temos experiência, sempre descobrimos algo que não sabíamos e assim o conhecimento vai a cada capacitação se renovando” disse a profissional. (Secom Gurupi)