Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Estado doou à Universidade Federal do Tocantins (UFT) o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e a Fundação de Medicina Tropical (Funtrop) tornando o curso de medicina campus de Araguaína um fato na vida dos tocantinenses. Com a doação serão abertas 30 vagas para o primeiro semestre 2015.

Com a doação, o HDT passa a ser Hospital Universitário e além de continuar atendendo toda a população da região, permitirá a prática dos estudantes de medicina e o aperfeiçoamento dos profissionais através de residência médica. A criação do curso de medicina exigirá a ampliação imediata do hospital em mais 50 leitos, totalizando 100 leitos. Já a Funtrop deverá se transformar num centro de excelência em pesquisa e terá notoriedade nacional.

Hospital universitário Palmas

Durante o processo de doação, a UFT também recebeu do governo do Estado, uma área de 150 mil metros quadrados em Palmas para a construção do Hospital Universitário com capacidade para 300 leitos ampliando assim o atendimento a população da capital.

Histórico

Em dois de setembro de 2013 o governador Siqueira Campos sancionou a Lei Complementar nº 87/2013, que doava à Universidade Federal do Tocantins (UFT) os bens patrimoniais do HDT e da Fundação de Medicina Tropical, localizados em Araguaína. Com a lei, os referidos órgãos deixam de pertencer à estrutura administrativa do governo estadual e passam a ser da UFT.