Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Joselita Matos

Foto: Joselita Matos

De 28 a 31 de maio, oficinas, palestras, seminários e rodadas de negócios vão acontecer no maior evento de empreendedorismo do Tocantins: a 6ª edição da Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae. Araguaína é a cidade que vai receber os bons ventos do empreendedorismo trazendo conhecimento e bons negócios para aqueles que desejam abrir, ampliar, melhorar ou diversificar a sua empresa. Além das capacitações, os visitantes terão atendimento segmentado também gratuitamente.

Para o presidente do Sebrae Tocantins, Roberto Pires, os empreendedores tocantinenses precisam ter acesso constantemente ao conhecimento e informação para que possam competir com qualquer mercado fora de sua localidade. “A Feira do Empreendedor é uma rica oportunidade para isso. O Sebrae trabalha incansavelmente para o avanço dos pequenos negócios no Tocantins”, afirmou.

A cerimônia de abertura será realizada no primeiro dia do evento às 19 horas, no Auditório Babaçu. Durante os quatro dias de evento, serão oferecidos sete seminários, 28 oficinas e 30 palestras todas gratuitas. Além dessas capacitações, o destaque ficará com as quatro palestras magnas “Desafios do Crescimento”. Dia 28, será o case de sucesso Havaianas, com Ângela Hirata; dia 29 ‘Mudança: ou muda ou dança’, com Jussier Ramalho; dia 30 ‘Inovar é preciso: como tornar a inovação um hábito no ambiente empresarial’, com Allan Costa; e ‘Planejamento em Vendas’, com Ciro Bottini.

Os encontros e rodadas de negócios também serão uma grande oportunidade para fomentar os pequenos negócios. Na feira, haverá um espaço específico para que vendedores e compradores fiquem frente a frente e fechem negócios. Os encontros serão com os segmentos da beleza, artesanato, instituições financeiras, captação de fornecedores pela VLI Logística e contabilistas. Além disso, os visitantes terão oportunidade de conferir, por exemplo, o Espaço de Interatividade, onde o empresário poderá fazer um autodiagnostico do seu potencial empreendedor e de sua empresa.

A feira apresentará também o Centro Sebrae de Sustentabilidade, o Salão de Beleza Conceito e o Espaço Artesanato. Os visitantes terão a oportunidade de receber atendimento segmentado de acordo com seu perfil, além de conhecer a Mostra de Soluções do Sebrae com todos os serviços que são prestados pela instituição.

Sobre a Feira do Empreendedor

A Feira do Empreendedor é um evento do Sebrae Nacional criado em 1994. Desde então, foram realizadas mais de 80 edições em todos os estados da Federação, recebendo cerca de 1,5 milhões de visitantes, e mais 400 mil empreendedores capacitados em diferentes atividades. A Feira do Empreendedor é considerada o maior evento de empreendedorismo do país. No Tocantins já foram realizadas cinco edições da feira com a participação de mais de 45 mil pessoas, gerando mais de R$ 10 milhões em negócios.

Patrocinadores e Parceiros

A Feira do Empreendedor conta com o patrocínio do Governo Federal, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Correios, Prefeitura de Araguaína, Consórcio Estreito Energia: Ceste, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Serviço Social da Indústria (Sesi) Araguaína e Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins (CDE). São parceiros do evento Faet – Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Faciet – Federação das Associações Comerciais e Industrias do Estado do Tocantins, Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins, Fampec – Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do TO, Aciara – Associação Comercial e Industrial de Araguaína, Faculdade Dom Orione, Sicoop / Credipar, Agência de Fomento, Caps – Centro de Atenção Psicossocial de Araguaína, Hemocentro, Procon, Conselho Tutelar, O Boticário, UFT – Universidade Federal do Tocantins, Faculdade Católica campus Palmas e campus Araguaína, J. Demito, IFTO Paraíso, Google, Facebook, Mercado Livre, AbStartups, Vult Cosméticos, Clamore Cosméticos, Feira da Beleza, Fernandes Móveis, AZ Soluções, Studio Raphael Oliver, Doída por Esmaltes, Viva Bela Cosméticos, Fênix Distribuidora, Habitar Arquitetura, Gimenes Decorações, Gráfica Tocantins, Quatro Ventos, Bunge, VLI Logística, BNDES, PróDivino, Ulbra e Expnet.