Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tulio Sabino

No início do 1º semestre letivo de 2014, uma recepção diferente foi organizada pelo Detran-TO, em parceria com a Asplato (Associação de Fabricantes de Placas Automotivas do Tocantins), para os professores, acadêmicos e servidores da UFT(Universidade Federal do Tocantins). 

Cerca de 500 pessoas receberam kits contendo sacos de lixo para carro, bafômetros descartáveis, adesivos e panfletos com dicas de segurança para pedestre, ciclista, motociclista e motorista durante a blitz educativa “Volta às Aulas UFT 2014”, realizada em frente à entrada principal da instituição, em Palmas.

A universitária Lorena Borges Castanheira, 26 anos, afirmou que já conhecia e que apoia o Movimento Maio Amarelo. “Já vi posts sobre o assunto nas redes sociais e ouvir falar que alguns locais aqui da cidade estão com iluminação amarela. Acho este tipo de mobilização válida e espero que as pessoas que estão no trânsito possam se conscientizar sobre o seu papel de cidadão para que os acidentes e mortes diminuam”.

O presidente da Asplato, Fernando Lemos Faria, participou da ação e comentou sobre a importância da Associação apoiar campanhas voltadas para um trânsito mais seguro. “Aderimos ao Maio Amarelo e avaliamos as ações educativas como uma responsabilidade social da Asplato, já que também estamos envolvidos na área do trânsito”.

O coordenador da ação e responsável pelo setor de campanhas educativas do Detran, Davino Lima Junior, afirmou que o órgão tem recebido adesão de diversas instituições e empresas em prol do Maio Amarelo. “Desde o início de maio o Detran assumiu o compromisso de coordenar as ações do Movimento no Tocantins e vem agregando vários parceiros a este propósito. Queremos com estas ações despertar um novo olhar na sociedade sobre o seu dever de colaborar para um trânsito mais harmônico e seguro”, finalizou.

Jovens são as principais vítimas do trânsito

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 59% das vítimas fatais no trânsito estão na faixa etária dos 15 aos 44 anos, e 77% são homens. No Brasil, segundo os números do Ministério da Saúde, cerca de 50 mil pessoas morrem por ano vítimas de acidente de trânsito – uma média 136 pessoas por dia, o que resulta em seis mortes por hora, sendo a maioria de jovens com faixa etária entre 18 e 39 anos.

Maio Amarelo

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o "Outubro Rosa" e “Novembro Azul", os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução acidentes de trânsito com o objetivo de colocar em pauta, para sociedade, o tema trânsito, além de estimular a participação da população, empresas, governos e entidades. (Ascom Detran)