Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Manoel Lima

Com a participação de 600 alunos atletas de 32 escolas públicas e privadas de municípios ligados à Diretoria Regional de Gestão e Formação (DRGF) de Porto Nacional, teve início a última etapa regional dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e dos Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets). A abertura oficial das competições foi na noite de quarta-feira, 28, no Ginásio de Esportes Ciano Aires da Silva, em Porto Nacional, a 63 km de Palmas.

A solenidade contou com a participação da secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, que ressaltou a participação dos estudantes e a importância dos Jogos no contexto educacional. “Fomentam a socialização dos alunos, a interatividade, a identificação de atletas que podem ter um futuro promissor”, enfatizou. 

Durante a abertura dos Jets e Parajets, as delegações esportivas de cada escola se apresentaram ao som da Banda Mestre Adelino e o estudante Paulo Sérgio Ferreira Fernandes, do Colégio Estadual Odolfo Soares, de Ponte Alta do Tocantins, conduziu o acendimento da pira olímpica. O juramento do atleta foi feito pela aluna Lana Raniely Souza Cunha, do Colégio Estadual Padre Gama, de Monte do Carmo.

Para a diretora regional de Gestão e Formação de Porto Nacional, Inês Maria Garção de Oliveira, os Jogos vão muito além da prática esportiva e representam uma oportunidade para que os alunos atletas compartilhem experiências. “É um intercâmbio sócio cultural desportivo e social”, destacou.

Estudantes animados

Pela sexta vez participando dos Jogos, o estudante Jhefferson Bruno Menezes de Araujo, 17 anos, do Colégio Estadual de Tempo Integral Manoel dos Santos Rosal, em Pindorama, está animado com a competição. Segundo ele, esta é mais uma oportunidade de crescimento esportivo. “É emocionante, meu coração bate forte, é sempre bom estar aqui, porque estarei sempre melhorando meu nível no futsal”, disse.

Ruthe Nayara Ferreira Lopes, 15 anos, da Escola Estadual Félix Camoa II, em Ipueiras, também já tem experiência nos Jets, mas está ansiosa porque vai estrear no atletismo. “A expectativa é de voltar com o primeiro lugar na mão porque treinei bastante”, afirmou.

As disputas nas modalidades esportivas de futsal, voleibol, handebol, tênis de mesa, voleibol de praia, xadrez e atletismo serão realizadas no Colégio Girassol de Tempo Integral Irmã Aspásia e no Centro Olímpico até o dia primeiro de junho. (Ascom Seduc)