Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Wilson Rodrigues O governador participou na noite dessa quarta-feira da abertura oficial da Feira do Empreendedor O governador participou na noite dessa quarta-feira da abertura oficial da Feira do Empreendedor

O potencial do Estado do Tocantins para novos empreendimentos foi destacado pelo governador Sandoval Cardoso na solenidade de abertura da  6ª edição da Feira do Empreendedor, que teve inicio em Araguaína na noite desta  última quarta-feira, 28. “O Tocantins é um Estado de oportunidades para novos negócios. O nosso povo gosta de trabalhar e o caminho é o empreendedorismo”, ressaltou.

Sandoval Cardoso também apontou que o Tocantins tem oferecido facilidades para os novos empreendedores. E uma dessas iniciativas, que tem alcançado resultados positivos, foi à implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios nos Municípios (Redesim), que facilitou a movimentação de empresas e encurtou o tempo para abertura e fechamento de firmas nas cidades onde já está em funcionamento. Através da implantação da Redesim, movimentações que antes demoravam entre 90 e 120 dias, passaram a ser realizadas em cerca de uma semana.

A expectativa é que a Feira do Empreendedor receba 13 mil visitantes até o dia 31 de maio e movimente mais de R$ 10 milhões, o que afeta de forma imediata a economia do Estado e, posteriormente, o favorece desenvolvimento das atividades de quem vem expor seus produtos e negócios.

“Estamos na maior feira de negócios do nosso Estado e, junto com o Sebrae [Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas], que organiza esse evento, queremos ver novos empreendedores buscando o Tocantins e iniciando o  próprio negócio”, reforçou o governador.

Empreendedores

Diante do potencial do Estado para novos negócios e das facilidades para quem decide abrir novas empresas, micros e pequenos empreendedores de diferentes setores participam da Feira em Araguaína. A gerente comercial de uma empresa de sistemas de dados, que trabalha com a transferência de informações, Jane Dunker, aponta que o Estado oferece muitas possibilidades. “O Tocantins é um Estado novo e oferece muitas oportunidades. Da necessidade das empresas e instituições educacionais em organizar suas informações, nossa empresa nasceu em Gurupi e hoje estamos em 11 estados”, ressaltou.

Já Simão Alves Teixeira encontrou em produtos de limpeza que oferecem soluções práticas a oportunidade de iniciar o próprio negócio. “O nosso Estado está crescendo e a correria já faz parte do cotidiano de quem mora aqui. Para facilitar as atividades das pessoas e das empresas, abrimos nosso negócio em Palmas e, em breve, chegamos também a Araguaína”, disse. (ATN)