Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Valério Zelaya

Com o slogan “Quem corre para chegar logo, acaba ficando pelo caminho”, a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito e parceiros estão nas ruas da Capital para sensibilizar os condutores quanto a atenção e o respeito a sinalização das vias, e os cuidados que se deve ter na condução dos veículos.

As ações fazem parte da campanha “Velocidade Excessiva Mata” lançada na manhã desta sexta-feira, 30, na Capital.

Durante todo este mês, as equipes compostas por agentes de trânsito, guardas metropolitanos, Policia Militar, Detran-TO, Secretaria Municipal da Saúde vão desenvolver ações em diversos pontos da cidade levando a mensagem da campanha, na qual Palmas e Teresina (PI) foram contempladas entre as demais capitais do País para desenvolver as ações que visam diminuir o índice de acidentes no trânsito onde a alta velocidade está entre as principais causas.

As ações tiveram início nesta sexta, 30, com uma blitz educativa na Avenida Teotônio Segurado. São interferências rápidas com encenações que buscam despertar a atenção dos motoristas com mensagens para reflexão como: “A pressa vai embora, a culpa fica”, entre outras.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Claudemir Portugal, os números apontam a necessidade de campanhas mais eficazes para buscar a conscientização dos motoristas e motociclistas quanto ao respeito e aos limites de velocidade e dos riscos que as pessoas se submetem ao conduzir um automóvel acima da velocidade permitida. “Durante os próximos trinta dias vamos desenvolver uma campanha bastante dinâmica nas ruas diretamente com o público que pretendemos atingir”, disse o secretário.

Dados

Em 2013 aconteceram em Palmas 3.992 acidentes de trânsito, dos quais 40 resultaram na morte de 45 pessoas. Desses 40 acidentes com vítimas fatais, 17 foram em decorrência do excesso de velocidade. Outros 1.491 correspondem a acidentes com vítimas de lesão e 2.461 sem vítima. O uso de bebida alcoólica está presente em 61% dos acidentes.

Saiba mais

A campanha vida no trânsito “Velocidade Excessiva Mata”, desenvolvida na Capital é de caráter internacional, as mesmas atividades estão sendo realizadas em Teresina e tem o apoio de organismos internacionais como Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Global Road Safety Partnership (GRSP), Ministério da Saúde, com representantes de Curitiba, Belo Horizonte, Campo Grande e de Palmas. (Secom Palmas)