Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Valério Zelaya

Os alunos do curso de piscicultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) finalizaram o primeiro módulo sobre Manejo da Qualidade de Água na Piscicultura com uma aula prática na sexta-feira, 30, na Praia da Graciosa. A próxima etapa da capacitação será realizada de 09 a 13 de junho com o tema “Princípios Básicos em Sanidade de Peixes”.

Para Jaime de Sousa Benevides Jr., engenheiro agrícola da Seder, a aula prática foi uma oportunidade para testar os conhecimentos adquiridos. “É na prática que vamos saber se compreendemos o que foi ensinado nos outros quatro dias de curso. E também uma oportunidade para sanar possíveis dúvidas”, explica o servidor.

De acordo com o monitor Thiago Fontolan Tardivo, da Ampec Consultoria Agropecuária, a iniciativa da Prefeitura de capacitar o corpo técnico para atuar no segmento vem em boa hora. “Palmas e o Tocantins possuem um potencial de crescimento muito grande na piscicultura e com certeza precisará de pessoas capacitadas para atuar na assistência técnica”, explicou o monitor.

Na aula prática os técnicos puderam usar equipamentos e aferir parâmetros como dureza, transparência, pH, nitrito, alcalinidade total, amônia e temperatura.

O próximo módulo do curso trata da fisiologia dos peixes aplicada à sanidade, manejo sanitário na piscicultura, doenças virais, doenças bacterianas, doenças fúngicas, doenças parasitárias, ectoparasitos, endoparasitos, uso de medicamentos e necropsia de peixes. (Secom Palmas)