Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

A Semana do Bombeiro é um evento alusivo ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorado em todo País no dia 2 de julho. Neste ano, a Semana do Bombeiro será realizada entre os dias 27 de junho e 6 de julho.

Em sua 8ª edição, a Semana do Bombeiro está recheada de atividades voltadas não só para os bombeiros como também para o público em geral. O objetivo é integrar os militares da Corporação com a comunidade e incentivar a prática esportiva como forma de trazer mais qualidade de vida e o preparo necessário para o dia a dia da profissão, no caso dos bombeiros.

Na programação do evento está: a exposição dos equipamentos usados pelos bombeiros, circuito de tirolesa, falsa baiana, estandes com prestação de serviços diversos e dia de visitação com crianças de escolas públicas. Haverá ainda outras atividades e competições, como:

Corrida da Tocha

Marcando a abertura da Semana do Bombeiro, 27 de junho, a Corrida da Tocha, simboliza a união e determinação dos bombeiros no empenho de salvar vidas. Nesta corrida, 80 bombeiros, divididos em 10 equipes, se revezam na passagem da tocha durante todo o percurso, de mais de 5 km, que inicia no Palácio Araguaia e termina no 1° Batalhão de Bombeiros Militar.

Travessia do Lago

A competição de natação, Travessia do Lago, acontecerá no dia 28 de julho. Os competidores saem da Ilha do Canela em direção à Praia da Graciosa. Como a natação é uma das atividades físicas mais completas, que exige treino e o máximo de preparo físico, os competidores, militares e civis, precisam estar prontos para o desafio. 

Futebol Society

O jogo de futebol é tradicional entre os brasileiros, por isso, na Semana do Bombeiro essa modalidade esportiva não poderia faltar. O torneio, marcado para o dia 3 de julho, será realizado entre times formados apenas por bombeiros.

Vôlei de Praia

O torneio de vôlei de praia será disputado na modalidade quarteto misto. O torneio, marcado para o dia 3 de julho, será realizado entre times formados apenas por bombeiros.

Bombeiro de Aço

É uma competição que avalia o condicionamento físico e técnico dos bombeiros. Várias provas, realizadas no dia 4 de julho, testarão as habilidades técnicas de bombeiros de todo o Estado, mas apenas um sairá vencedor.

Corrida do Fogo

A Corrida do Fogo já se tornou uma das tradicionais corridas de rua da Capital que integra civis e militares. Para garantir o conforto e a segurança dos atletas em geral, o número de participantes da corrida deste ano, que será no dia 6 de julho, está limitado a mil corredores. Os percursos de 5km e 10 km são um incentivo para atletas e iniciantes à prática de atividades físicas.

Dia Nacional do Bombeiro

Por meio de decreto assinado pelo imperador D. Pedro II, em 2 de julho de 1856, que tratava da diminuição dos incêndios, os serviços de Corpo de Bombeiros começam a ser implantados no país. Em 1954, o dia 2 de julho, foi instituído por meio de decreto, como o Dia Nacional do Bombeiro, uma data para se homenagear esses profissionais que lidam com o risco no dia a dia. (Ascom Bombeiros)