Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A 46ª Exposição Agropecuária de Araguaína começa nesta quinta-feira, 5, às 19h30, com a abertura da Expoara Genética, no estande do Sebrae, e às 20h terá o 13º Leilão União das Raças Equinos e Muares, no tatersal.  “A Expoara Genética é uma das novidades da exposição e reunirá o melhor da genética em diversas raças de criadores da região”, aponta o organizador João Batista Rezende.

Em 32 currais, estarão expostos a partir de hoje até dia 15 na Expoara animais de programas de melhoramento genético a campo, das 8h às 20h. Cerca de 12 criadores de fazendas da região estarão presentes no evento. Para a abertura oficial estão sendo esperados expositores, produtores rurais, empresários e pesquisadores de toda região.

A expectativa é que pelo menos 250 mil de pessoas passem pelo parque de exposições até o dia 15 de junho, quando se encerra o evento. A movimentação global esperada é de R$ 50 milhões, batendo os recordes dos anos anteriores.

Leilões

A agenda de leilões tem início um dia antes da abertura oficial da Expoara 2014, neste 5 de junho, com o tradicional Leilão União das Raças. Hoje haverá oferta de lotes de animais quarto de milha, paint horse, manga-larga, manga-larga marchador e muares.

A Expoara 2014 contará com quatro leilões. O 15º Leilão Integração do Nelore, no dia 7 de junho, às 12h, ofertará 60 touros e 5 fêmeas Nelore PO. No dia 10 de junho, o 2º Leilão Girolando Agro Santa Bárbara trará ao parque a partir das 14h bezerras e novilhas girolando e novilhas touros gir. O último leilão da Expoara, o Leilão Tabapuã e Gado de Corte Peso Pesado, acontece no dia 11 de junho, às 14h, e terá à disposição dos produtores 20 touros tabapuã PO, 1.000 bezerros top para cria, recria e engorda.

A Exposição tem como forte característica a diversidade de raças entre bovinas (zebuínas e europeias), além de suínos, caprinos, equinos e ovinos. No total, de 3 a 5 mil animais para leilões, julgamentos, apresentações, provas e rodeios divididos em dois turnos estarão reunidos no Parque de Exposições.

Eventos e visitas técnicas

Na programação da 46ª Exposição Agropecuária de Araguaína a agenda técnica oferece cursos, palestras, seminários, oficinas, entre outros, no estande do Sebrae, no Parque de Exposições.

Produtores rurais de todo o estado visitam a exposição neste período, com visitas técnicas e monitoradas na Feira da Agricultura Familiar, Feira do Artesanato e Fazendinha.

Estudantes de escolas e instituições regionais também participam do evento com visitas agendadas. Para estas visitas, entre produtores e estudantes, a diretoria trabalha para atingir um público de 5 mil pessoas.

Evento estadual

“A exposição extrapolou fronteiras. Não só os limites oficiais de cidades, estados e países, mas na diversidade e abrangência de negócios e serviços ofertados, tornando-se um polo de integração campo cidade; na variedade de eventos culturais e educativos e ainda um centro de decisões políticas do setor”, diz o secretário estadual da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola.

Abertura oficial

A abertura oficial da Expoara 2014 acontece nesta sexta-feira, 6, às 20h, no parque de exposições. Já estão confirmadas para a cerimônia as presenças de autoridades, patrocinadores e parceiros.