Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Valério Zelaya

O escritor e professor doutor, Leonardo Boff, durante a abertura da Semana do Meio Ambiente - “Por uma Palmas Sustentável” disse que “temos que transformar nossas ações de acordo com a natureza. É preciso transformar nossa visão de mundo, ter uma nova visão para termos o mundo necessário que precisamos para viver”, afirmou 

O evento realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, aconteceu na noite desta quarta-feira, 04, auditório do Cuica, na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Durante a conferência que abordou o tema “Meio Ambiente e Cidade - As quatro Ecologias: Ambiental, Política e Social, Mental e Integral”, Leonardo Boff chamou atenção para o papel do ser humano na natureza, consequências de seus atos, práticas que podem ser mudadas e políticas que podem ser adotadas para preservação ambiental. O professor ainda falou das experiências vividas e os desafios encontrados entre pessoas e a natureza.

“A natureza é a base que sustenta o ser humano e percebe-se que falta esta integração. É necessário que as pessoas sejam guardiãs dos bens naturais que fomentam nossa existência. Precisamos garantir para as gerações futuras a vida saudável. Meios existem e são necessárias mais práticas”, destacou Boff.

Na ocasião o prefeito da Capital, Carlos Amastha, ressaltou que o conhecimento e a vivência de Leonardo Boff veio intensificar as ações da gestão municipal voltadas para o meio ambiente.

“Sem dúvida nenhuma podemos resgatar a vida que tem se perdido com as ações humanas que acabam destruindo o meio ambiente. Cada ponto abordado pelo professor só reafirma nosso compromisso em fazer de Palmas uma cidade sustentável”, destacou Amastha.

Ações Desenvolvidas

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Germana Pires, chamou atenção para as ações que podem ser desenvolvidas em parceria. A gestora citou a coleta seletiva como exemplo de economia e destacou a importância da Semana do Meio Ambiente em discutir novas ideias e potenciais.

“Nós como poder público temos sim que pensar a consciência e preservação ambiental, mas é fundamental lembrar que falar de meio ambiente estamos falando de todos nós. Todas nossas práticas remetem em consequência no meio ambiente e isso deve ser pensado. Temos aqui a oportunidade de trabalhar o nosso potencial no sentido de inovar, ser o futuro que queremos”, afirmou Germana.

A diretora do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), Silmara Vieira da Silva, que falou de Cidades Sustentáveis, pontuou a criação de políticas públicas desenvolvidas de acordo com cada região. Silmara lembrou também do rápido crescimento da urbanização e as consequências disso no meio ambiente.

“É necessário desenvolver políticas de acordo com cada local. Temos que pensar que a sustentabilidade que deve ser desenvolvida em Palmas é diferente de uma cidade no Pará. Temos que desenvolver metas e políticas diferentes para cada local. A mudança do mundo começa pelo individuo e esta sem dúvida é a mais difícil de acontecer”, ressaltou Silmara.

Programação 

Quinta-feira (05)

Das 9 às 19 horas – Praça da Sustentabilidade com atividades temáticas e interativas ‐ oficinas, teatro, apresentações culturais, distribuição de mudas, exposição de materiais recicláveis

Local: Av. JK, em frente ao edifício da Prefeitura

17h30 – Cortejo pelo Meio Ambiente com o Grupo de percussão Batucanto

Local: Distrito de Taquaruçu ‐ saída da sede do Ponto de Cultura Canto das Artes até a Praça Maracaípe e retornando ao ponto de partida.

19 horas – Mostra de Cinema "Circuito Tela Verde"

Local: Praça Maracaípe, Distrito de Taquaruçu

20 horas – Show com o Grupo/Bloco Batucanto, Banda Cidadão da Mata e Banda All Blues

Local: Praça Maracaípe, Distrito de Taquaruçu

Sexta-feira (06)

7 horas – 1° Enduro Ambiental de Palmas

Local: Praça da árvore, Parque Sussuapara (104 Norte)

19 horas – Mostra de Cinema "Circuito Tela Verde"

Local: Praça Maracaípe, Distrito de Taquaruçu

20 horas – Show com Batucanto, Banda Cidadão da Mata e convidados

21 horas – Show com Dorivan e Banda Local: Praça Maracaípe, Distrito de Taquaruçu. (Secom Palmas)