Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Valério Zelaya

A Secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Maria Luiza Felizola Leão Gomes, assinou na tarde de quarta-feira, 04, no gabinete do Edifício Buriti, convênio, por meio do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a Associação Beneficente Cristã Nova Aliança (ABNA). O Convênio tem como objetivo garantir um lar, acolhimento institucional temporário, e promover o resgate de crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de risco socioemocional por abandono, maus-tratos, marginalização social e vítimas de abuso sexual.  

A secretária de Desenvolvimento Social, Maria Luiza Felizola Leão Gomes, destacou a importância do Convênio para resgatar sorrisos e vidas de meninas vitimas da violência. “O Convênio será mais uma forma de contribuir com a Assossiação que hoje abriga cerca de 12 meninas que tiveram seus direitos violados e suas vidas abaladas emocionalmente”, ressaltou .

A Secretária ainda frisou que será disponibilizado para a Associação Nova Aliança recurso correspondente ao montante de R$ 40.000 mil reais, que serão liberados em uma única parcela. “Os  recursos serão mantidos em conta bancária especifica, somente sendo permitidos saques  para pagamento de despesas.  

Para o fundador da ABNA, Ronaldo Souto, Pastor da Igreja Nova Aliança, a Casa Menina dos Olhos de Deus não é um abrigo, mas um lar, com pais sociais e voluntários que estão desde 2012.  “A Casa Menina Olhos de Deus funciona como um verdadeiro lar. Sob a orientação cotidiana de um casal intitulado "pais sociais" e voluntários e as meninas atendidas recebem acompanhamento espiritual e técnico. O Convênio será mais uma forma de contribuir com as despesas dessas meninas que tiveram seus direitos violados”.  

Histórico

A casa “Menina dos Olhos de Deus” tem como objetivo acolher meninas em situação de risco. Sua implantação teve início no Nepal, se estendendo a outros países como Índia, Brasil, entre outros. Hoje, existe no Brasil aproximadamente 25 casas, entre as que já atuam e as que estão em processo de abertura. Esse projeto também se tornou realidade no Tocantins, tendo unidades da instituição nos municípios de Paraíso, Palmas e Araguaína.https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif(Secom Palmas)