Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Acontecerá nesta segunda-feira, 09, a abertura do Seminário Imagens da Cidade. O evento será realizado, no Auditório Cuica, da Universidade Federal do Tocantins, a partir das 19h, e tem o apoio da Fundação Cultural de Palmas. O Seminário segue até terça-feira, 10, e contará com palestras, debates e exibição de documentários.

Nesta segunda-feira a professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Ana Rosa Marques, abordará a memória da cidade de Salvador nos filmes.

A exposição será mediada pela professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT, Patrícia Orfila. Para ampliar a discussão, será exibido o documentário “A porta da rua”, dirigido pela professora da UFRB.

Já no segundo dia, a temática será Recife e as possibilidades da produção de um cinema periférico, com a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Angela Prysthon. O foco é em torno de como as cidades são reconstruídas através do cinema e como o cinema se reinventa ao retratar a vida de uma cidade.

O evento ainda contará com a exibição de fotografias da cidade de Palmas e outras localidades e o sorteio de livros e DVDs. A atividade pretender reunir pesquisadores, estudantes e profissionais de diferentes áreas, como Jornalismo, Cinema, Arquitetura, Geografia, História e Artes. A entrada é franca e as inscrições serão realizadas no local.

O seminário é o terceiro evento promovido pelo grupo de pesquisa em Jornalismo e Multimídia, a partir do projeto “Imagens da cidade: memória, representação e imaginário na produção audiovisual em Palmas”.

Programação

Dia 9

19h – Abertura do Seminário

19h30 - Exibição do filme “A porta da rua”

20h30 - “Salvador: o audiovisual e a memória da cidade” – Ana Rosa Marques, professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano.

Dia 10

19h – Exibições audiovisuais

20h - “Recife: Lugares periféricos, cinemas periféricos” – Angela Prysthon, professora da Universidade Federal de Pernambuco.

21h30 – Encerramento com sorteio de livros e DVDs.