Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

Cerca de 70 produtores da região de Santa Tereza do Tocantins participaram nesta sexta-feira, dia 13, do Dia Especial do Leite na Fazenda Água Boa, promovido pela Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro). Dentre os participantes, o Senhor Pantaleão de Paula, que veio para a capacitação a cavalo explicou que quer aumentar a produção. “Estou a algum tempo produzindo leite só para a minha família. Vim para o evento pegar orientações porque pretendo voltar a produzir comercialmente”, afirmou.

O objetivo do evento foi divulgar as ações para o fortalecimento da bacia leiteira na região e disseminar orientações aos produtores através de palestras e exposições. Segundo o coordenador de Fomento à Produção Animal da Seagro, Cláudio Sayão, dentre as ações para fortalecer a cadeia produtiva do leite, o Programa de Melhoramento genético do Rebanho é que mais se destaca, sendo que já beneficiou 63 municípios desde 2008. “São mais de 17 mil protocolos de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), que atenderam 798 produtores”, disse, acrescentando que uma das principais dificuldades para consolidar uma bacia leiteira é combinar quantidade, qualidade e regularidade da produção.

Para uma produção de leite bem-sucedida, o engenheiro agrônomo Fernando Bretner afirmou durante sua palestra que a assistência técnica é fundamental, pois segundo ele, é a melhor forma das informações sobre técnicas atualizadas chegarem ao conhecimento dos produtores, mesmo os mais experientes. “Com o acompanhamento da assistência técnica, percebemos que, o aumento da produtividade em três meses comparados ao mesmo período do ano anterior já representava o total produzido em um mês”, comentou.

Ainda segundo Bretner, o município de Santa Tereza é destaque regional com a produção de leite, que subiu de 300 litros diários em 2008 para até 1,2 mil litros diários em 2014. O engenheiro agrônomo explicou que isso é resultado de trabalho de análise de solo visando a alimentação animal e monitoramento dos rebanhos para identificação de ajustes e planejamentos.

Programação

Complementaram a programação palestras sobre alternativas de alimentação animal durante o período de entressafra com o zootecnista da Seagro, Sílvio Oliveira, recuperação de pastagens com o zootecnista da Embrapa, Pedro Alcântara, e cuidados durante a ordenha manual com as engenheiras de alimentos da Seagro, Carla G. Conte  e Lisandra Jardim.

Presentes

Também participaram do evento o chefe da divisão de Fomento ao Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Humberto Simão, o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pesca e Aquicultura), Carlos Magno, o diretor de Fomento à Agropecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos, o prefeito do município, Neto Trajano, o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Santa Tereza do Tocantins, João Leite, e o proprietário da fazenda, Adão Rocha.

Evento

Para comemorar o Dia Internacional do Leite, a Seagro promoverá o Dia Especial do Leite em Paraíso do Tocantins, no próximo dia 24 de junho, reunindo produtores da região Central do Estado, em prol do desenvolvimento do setor. (Ascom/Seagro)