Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Imagem ilustrativa

Foto: Imagem ilustrativa

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) abrirá agenda para a castração de cães e gatos para o mês de julho a partir do dia 23 de junho. A agenda será aberta sempre dez dias antes do fim de cada mês. A castração é feita gratuitamente.

O agendamento pode ser realizado na sede do CCZ localizado na Rodovia TO-80 - km-1 - Plano Diretor Norte . Para realizar o agendamento é necessário nome, endereço do proprietário além de dados do animal.

De acordo com a técnica veterinária do CCZ, Fernanda Xavier de Castro, para a castração é necessário que o animal tenha mais de 6 meses, não esteja no cio, esteja em jejum de água e comida desde as 18 horas do dia anterior à castração. É necessário estar no local na data marcada até no máximo às 8h30.

Dúvidas

1 - Por que devo castrar meu animal de estimação?

Para contribuir com o controle da população animal, pois é a melhor opção para o combate das zoonoses (doenças transmitidas dos animais para o homem).

2 – Quais as vantagens da castração?
As fêmeas deixam de apresentar a fase do cio, ficando mais dóceis, caseiras e livres dos riscos de doenças advindas da prenhez.

Os machos ficam menos agressivos e com melhor comportamento.

3 - Como é o procedimento da castração?
Tanto para machos, quanto para fêmeas, a cirurgia é rápida e de baixo risco. O animal não sentirá dor, pois estará sob o efeito de anestesia. Após a operação, o animal receberá ainda prescrição de medicação anti-inflamatória e antibiótica e orientações de veterinários para ajudar na recuperação do animal.

4 – Quanto tempo dura a cirurgia?
Machos:  cerca de 20 minutos
Femeas: cerca de 40 minutos

Ambos são liberados no mesmo dia. (Secom Palmas)